Nesta sexta-feira (3), após um período de quase dois meses de monitoramento, a água da “biquinha” do bairro Bela Vista, em Rio Bonito, voltou a apresentar condições adequadas para consumo, segundo anunciou a Prefeitura. Desde julho, o local estava interditado pela Defesa Civil Municipal, depois que testes de qualidade indicaram resultados impróprios para consumo.
Leia também: Festival da Primavera de Rio Bonito começa hoje com Frejat
O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Major Christiano Rodrigues, explicou o processo realizado pela equipe para que a água voltasse a ter condições de consumo.
“Primeiro nós mapeamos a região da biquinha da Bela Vista, quando encontramos dois possíveis focos de contaminação. Ao analisarmos, um deles estava com acúmulo de resíduos como lixos e folhas. De imediato, fizemos uma limpeza profunda neste ponto. Assim, quando realizamos uma nova análise, descobrimos que a água estava novamente adequada para consumo”, disse o secretário.
Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura destacou os cuidados necessários para a ingestão da água proveniente das duas biquinhas que a cidade possui, a da Bela Vista e a localizada na região conhecida como Avenida Epifânio, no Centro.
“Mesmo sendo de fontes naturais, o ideal é filtrar ou ferver antes do consumo. As biquinhas são um verdadeiro patrimônio de Rio Bonito e o cuidado com elas é responsabilidade de todos nós”, disse o Executivo Municipal.
Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.