GINÁSTICA PARA IDOSOS EM RIO DAS OSTRAS
Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas, eles se reúnem debaixo da grande e antiga figueira da praia do Centro, em Rio das Ostras (foto acima). É um grupo com cerca de 60 homens e mulheres da “melhor idade” que participam do projeto de ginástica para idosos “Bom Dia”, promovido pela secretaria municipal de Esporte e Lazer. Orientados pela “personal trainer” Ana Consciêncio, que inclusive está grávida, eles fazem alongamentos, praticam movimentos com toalhas enroladas, levantamento de halteres feitos com garrafinhas plásticas cheias de areia da praia e agachamentos, além de dança rítmica. Na verdade, começam a chegar e fazer seus alongamentos individualmente a partir das 7h30mim.
A primeira parte das atividades vai das 8 às 9 horas. Depois eles vão para a água praticar hidroginástica até as 10 horas. O projeto acontece, também, na praia do Bosque, no mesmo horário. A Municipalidade concede camisetas, maiôs para as mulheres e sungas para os homens com o nome da secretaria responsável. De acordo com uma das participantes, o projeto já acontece há mais de 10 anos, pois ela participa há 11 anos, desde que se mudou para Rio das Ostras. Ele inclusive foi um dos fatores responsáveis pela superação dela em se adaptar à mudança, já que não estava se acostumando à vida na cidade.
O projeto une ginástica, lazer e confraternização, já que os participantes aproveitam para interagir e trocarem impressões pessoais. Colabora, ainda, para a melhoria da autoestima de todos. Entre as músicas da aeróbica, até mesmo um funk e a já habituê “Olha a Onda”, de “É o Tchan” que os participantes dançam animadamente inclusive com o batimento de palmas. Na hidroginástica, o grupo se divide em duas equipes ficando uma sob a orientação da instrutora e outro com um instrutor. A presença do grupo no local também contribui para o início do movimento comercial nos quiosques, como é o caso do Quiosque nº 01, de Alceir Ferreira, assim como dos quiosques do “Madruga” e “Mineiro” localizados logo abaixo da figueira.
A concentração embaixo da figueira, naturalmente, visa evitar que os participantes recebam os raios solares diretamente. Uma participante me informa que, para se inscrever e participar, o interessado deve ir à sede da Secretaria com dois retratos 3×4, comprovante de residência no Município e atestado médico comprovando a capacidade física para as atividades desenvolvidas.
E, ao me ver com uma camiseta com os dizeres “Projeto Correndo da Velhice” a qual mandei fazer para um projeto pessoal que tenho de promover corridas com pessoas da terceira idade, me convida para participar da ginástica também. Respondo que ainda não estou ficando a semana toda no Município e, por isso, não sei se vou me inscrever no Projeto. Ela me diz que eu posso solicitar à instrutora permissão para participar assim mesmo nos dias que eu estiver em Rio das Ostras. Mas prefiro não fazê-lo haja vista a responsabilidade da mesma no caso de alguém passar mal durante as atividades e não tiver apresentado o devido atestado médico.
Assim, prefiro enquanto isto correr e ficar distante não da idade dos participantes, todos muito animados e simpáticos, por sinal, mas sim do risco de me juntar ao grupo sem a devida regularização e acabar prejudicando todo o Projeto.
(Texto do livro “Crônicas Riostrenses – A Cidade na Visão de um Recém-Chegado, que o autor está escrevendo)
Evaldo Peclat Nascimento é Jornalista, Professor, Poeta e Conselheiro do Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim.