A cidade de Niterói comemorou 450 anos e inaugurou o Restaurante Popular. As celebrações pelo aniversário de Niterói foram em grande estilo neste mês de novembro. Shows com artistas como Alceu Valença, Vanessa da Mata e Alcione, atividades culturais e até a inauguração do Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no bairro Fonseca, na data em que a cidade comemora o novo ano, dia 22.
Assim, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a história de Niterói, que hoje possui mais de 481 mil habitantes, segundo o último Censo de 2022, começa com a aldeia fundada por Arariboia em 1573, que recebeu o nome de São Lourenço dos Índios.
Veja também a programação de Natal do Mercado Municipal de Niterói.
No dia 22, as celebrações dos 450 anos começaram com a simbólica missa na histórica Igreja de São Lourenço dos Índios, no bairro São Lourenço. A cidade foi fundada pelo índio Arariboia, figura esculpida em uma estátua em frente ao terminal das Barcas da cidade, no Centro. A igreja tem um significado especial para os niteroienses, pois remete ao assentamento indígena do final do século XVI, quando as terras foram doadas a Arariboia, chefe indígena temiminó, em reconhecimento à sua ajuda na expulsão dos franceses em 1568.
Inauguração do Restaurante Popular
Para marcar os 450 anos, teve a apresentação da Orquestra do Aprendiz Musical e o lançamento do Selo Comemorativo dos Correios. Contudo, o ponto alto ficou para a inauguração do Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca. O novo espaço inclui também uma área onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia. Esta será a primeira de caráter público em todo o Estado do Rio de Janeiro. A cidade já possui um restaurante popular, esse no Centro, que foi municipalizado.
O prefeito Axel Grael comemorou a data e disse que Niterói continuará avançando.
“Essa é uma data especial. Aqui foram dados os primeiros passos, há 450 anos, e a gente pensa, ao longo de tantas gerações, quantas pessoas se dedicaram a construir Niterói. Uma cidade não fica pronta nunca. A nossa geração tem a responsabilidade de fazer com que essa cidade continue avançando, buscando a justiça social, acolher aquelas pessoas que mais precisam e que seja uma cidade resiliente. Vamos continuar construindo a cidade que a gente sempre sonhou. Viva Niterói, que venham os próximos 450 anos”, disse o prefeito.
Niterói comemora 450 anos
Porém, nem só de missa e inaugurações vive Niterói. A programação cultural da cidade foi para todos os gostos. No último sábado, 25, a cantora Teresa Cristina subiu ao palco e cantou seus sucessos, colocando a galera para sambar. Já no último domingo 26, a cantora Alcione se apresentou na Praia de Icaraí e cantou vários de seus sucessos, como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Você me Vira a Cabeça”, “A Loba” e “Meu Ébano”. O dia também contou com várias atividades gratuitas para a população, como aulões de yoga e ginástica, além da DJ Tamy abrindo a noite de música e animando o público que estava na praia.
Quem é apreciador de uma boa cerveja comemorou o aniversário da cidade com o evento Niterói Cervejeiro. A festa aconteceu entre os dias 24 e 26 com a presença de mais de 100 rótulos de cervejas artesanais e diversos estandes dos restaurantes mais prestigiados do município. A iniciativa aconteceu na Reserva Cultural, em São Domingos, onde o público pode assistir a shows ao vivo.
Entretanto, o show da cantora Marisa Monte, que seria no sábado (18) e, das bandas Barão Vermelho e Detonautas que seria no domingo (19), ambos na Praia de Icaraí, não puderam acontecer devido aos fortes ventos que assolaram a cidade na noite do dia 18.
Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.