Secretaria de Saúde de Rio Bonito leva campanha itinerante do ‘Novembro Azul’ a empresas da cidade

às

A Secretaria de Saúde de Rio Bonito vem mobilizando a população e realizando vários eventos alusivos ao “Novembro Azul”, mês dedicado a saúde do homem. Além das palestras, os profissionais de saúde estão fazendo uma busca ativa nas empresas do município para atender aos homens, a partir dos 40 anos, que possuam alguma dificuldade de procurar atendimento médico. Nesta quarta-feira (6), a equipe que faz esse trabalho itinerante esteve na Illuminare, empresa que funciona no Condomínio Industrial de Rio Bonito.

Os funcionários puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e coletar o sangue para fazer o PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata. Até o fim do mês, a meta é visitar cerca de 40 empresas. “Aproveitei bastante a palestra e também a oportunidade de fazer esse exame na própria empresa. Muitas vezes a falta de tempo faz com que deixemos o cuidado com a saúde um pouco de lado”, afirma o funcionário Marcio Pereira Brum, 54, que ficou dois anos sem fazer qualquer exame preventivo.

A secretária municipal de Saúde, Dailane Magalhães, explica que a iniciativa de ir até às empresas amplia o número de atendimentos e não interfere na rotina de trabalho. “Esse trabalho itinerante, com a oferta de coleta de exames no próprio local de trabalho, vem fazendo a diferença no atendimento de quem, muitas vezes, não tem “tempo” para ir ao médico regularmente. Além da comodidade, a iniciativa não interfere na rotina de trabalho da empresa”, explicou Dailane.

Já foram atendidos os funcionários da Empresa Madoma, da secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Illuminare. “Essa parceria com a secretaria de Saúde foi muito boa para a saúde da empresa. Quando soubemos do projeto e que as ações seriam na própria empresa, aceitamos de imediato. Mobilizamos os funcionários e passamos as informações sobre jejum para realização do exame. Temos um funcionário que faz acompanhamento médico e sabemos da rotina de faltar para fazer exames e depois levar para o médico. Mas o importante que tudo foi feito aqui, no próprio local de trabalho, sem atrapalhar o andamento da empresa”, garante a Coordenadora de Produção da Illuminare, Edna Santos.

 

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias