Projeto Empoderadas realiza workshop em Itaboraí

Um bate papo sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher aconteceu nesta terça-feira (28/01), em Itaboraí. Trata-se do workshop do Empoderadas, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que mobilizou cerca de 90 mulheres para o primeiro encontro do ano, neste formato.

– O principal objetivo destas ações é estabelecer um diálogo para informar às mulheres quais são as principais situações de risco, e como é possível sair delas. Falamos ainda sobre direitos e leis de proteção que respaldam as vítimas e garantem o afastamento do agressor – descreve Érica Paes, coordenadora do Programa Empoderadas.

Os encontros ainda promovem a aproximação prática de técnicas de defesa pessoal, que podem ser utilizadas em casos de tentativas de agressões físicas, e abordagens que visem a valorização da autoestima e dignidade das mulheres.

– O Empoderadas já mostra muitos resultados. Desde que iniciou suas ações, em abril de 2019, já instalou 20 pólos em diversos municípios do estado. Estes locais funcionam com aulas semanais, gratuitas, fortalecendo a política pública de proteção à mulher, defendida pelo Governo do Estado – declara Felipe Bornier, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.