Moradores de Niterói reclamam do barulho das motos; ação do MPRJ exige que prefeitura fiscalize

às

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou, na última segunda-feira (14), com uma ação exigindo que a Prefeitura de Niterói fiscalize a intensidade do barulho provocado por motos na cidade. Os moradores da cidade reclamam do ruído provocado pelos veículos.

“O barulho das motocicletas aqui na cidade é ensurdecedor. Quando aceleram, a coisa fica infernal. Nos meus 93 anos, uso aparelho auditivo. Mas com ou sem aparelho, o barulho incomoda demais”, reclamou o aposentado Carlos Ruas.

Isolamento acústico

Em um condomínio em Charitas, Zona Sul da cidade, alguns moradores tiveram que instalar isolamento acústico – uma forma de tentar diminuir o barulho provocado pelas motocicletas. Mas nem isso resolveu o problema.

“O barulho é extremamente alto. Fui obrigado a colocar uma porta anti-ruído para diminuir o som, mas mesmo assim a situação não se resolveu”, disse o piloto Vinícius Amorim.

O Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo acredita que o aumento do pedido de entregas durante a pandemia contribui para o aumento do barulho.

“Pedimos à Guarda Municipal, à Nitrans (empresa de trânsito de Niterói), e ao programa Niterói Presente que fizessem o monitoramento desse barulho, mas alegaram não ter equipamentos para essa tarefa”, o presidente do sindicato, Alberto Machado.

“Agradecemos todos os serviços prestados pelos motoqueiros, mas infelizmente alguns deles fazem essa alteração nos escapamentos das motos, o que prejudica toda a população”, afirmou Vinícius.

Todas as motos saem das fábricas com silenciador no escapamento, obedecendo as regras nacionais de trânsito. No entanto, alguns motociclistas retiram a peça, o que aumenta o barulho. cabe ao Detran fiscalizar se a moto foi adulterada para aumentar o ruído, ou se está trafegando com o escapamento solto.

“Como motociclista, posso falar que os problemas são pontuais, são algumas motos que fazem alterações e acabam causando esse aumento no volume”, analisou o membro da União dos Síndicos, Leonardo Abi Daud.

“É fundamental que o município, por meio de seus agentes, que estão na fiscalização ordinária da cidade, coíbam essa prática irregular. Não só sob o aspecto do trânsito, mas também pela questão ambiental”, afirmou o promotor Luciano Mattos.

Professora aposentada, Mara Grecco reclamou dos problemas causados pelo barulho das motos.

“Atrapalha a qualidade de vida, começando pelo sono. Temos que fechar todas as janelas para conseguirmos dormir, o que é muito difícil em noites mais quentes”.

O Detran informou que o barulho nas vias é de competência municipal e que o órgão atua durante operações de fiscalização – suspensas desde o início da pandemia.

A Prefeitura de Niterói informou que não há previsão na legislação municipal para a medição de ruídos emitidos por fontes móveis.

O município afirmou já ter respondido ao Ministério Público e que a competência desse tipo de fiscalização é do Estado.

A Polícia Militar informou que as operações de patrulhamento são focadas no combate ao crime.

Veja também

Ampliação do programa para mais 56 municípios foi solicitada pelo deputado Guilherme Delaroli ao governador
às
O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta terça-feira (23/04) a nova Arena Itaipuaçu, um complexo esportivo
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias