Feira Cultural resgata identidade e promove cidadania entre estudantes de Tanguá

Com o tema ‘Construindo a Educação dos Novos Tempos: Cultivando a Cidadania’, a sétima edição da Feira Cultural promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Tanguá reuniu dezenas de estudantes, familiares e profissionais da área no último sábado (5), na Escola Municipal Iasmin Gonzaga Arantes, em um evento que buscou promover conceitos de cidadania e resgatar a valorização da identidade tanguaense na juventude. A Feira contou ainda com um Festival de Talentos promovidos pelos alunos.

Visitantes também puderam conhecer um pouco do cultivo no município de Tanguá (Foto: Bruna Rodrigues)

A Feira foi organizada para servir como uma culminância das atividades pedagógicas realizadas ao longo do ano nas unidades educacionais da cidade. Nela, foi trabalhada a temática do Jornalismo como forma de retratar a realidade social, contando ainda com a produção de jornais e folhetos especiais por algumas escolas. Algumas iniciativas também aproveitaram o evento para se apresentar ao público e dialogar sobre sua atuação, como a equipe de conscientização da Operação Lei Seca, o Programa Saúde na Escola e o projeto esportivo Segundo Tempo.

“A nossa proposta é mostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na escola para que toda a comunidade possa ver o que acontece nas salas de aula”, explica a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Walkíria de Mello Monteiro.

As novidades e projetos apresentados na Feira Cultural agradaram aos visitantes, como a moradora de Bandeirantes II Roseli Sobral, cujos filhos estudam na rede municipal da cidade. “A Feira tá muito boa, tá animada. Os projetos são muito interessantes e muito bem feitos”, comentou. A professora de Itaboraí Eloá Correia Dantas também avaliou a Feira de forma positiva. “Estou gostando do evento. Está muito bom, expressando a cultura das escolas, dos alunos e dos professores e o quanto eles são engajados e comprometidos com o trabalho”, opinou a pedagoga.

Feira também contou com show de talentos (Foto: Bruna Rodrigues)

 

Temas como ‘Eu e o Outro na Trilha da Cidadania’, ‘A arte como instrumento na construção da cidadania’, ‘Escola do campo: em busca literária’, ‘Projeto Valores: a base para a formação do cidadão’ e ‘Cultivando a Comunicação e a Cidadania’ foram algumas das questões trabalhadas pelos alunos de 15 unidades escolares de Tanguá.

* Confira a matéria completa em nossa edição impressa, a partir da próxima terça-feira (15).