Projeto de Niterói promove sessões gratuitas de filmes nacionais

às

Cinema e música. A dobradinha cultural é tema do projeto “Memória Musical na Tela”, do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que promove exibições de filmes nacionais que pincelam a história da Música Popular Brasileira (MPB) em sessões gratuitas, pela cidade.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, sábado e domingo, o público vai poder assistir ao filme “Tim Maia”, com direção de Mauro Lima. Trata-se da biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.

O início da Memória Musical na Tela

A estreia aconteceu em agosto, com o filme brasileiro “Gonzaga, de pai pra filho” (2012). A programação conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, e se estende até o dia 15 de dezembro.

No segundo fim de semana do evento, em setembro, houve a exibição do filme “2 filhos de Francisco – a história de Zezé di Camargo e Luciano”, de Breno da Silveira, que narra a história de Francisco – um homem muito simples e pobre, cujo sonho era ver seus filhos se tornarem estrelas da música country – e que fez todos os esforços para que isso acontecesse.

Em outubro, houve a exibição de “Tropicália”, de Marcelo Machado, nos dias 19 e 20.

“SIMONAL, ninguém sabe o duro que dei”, de 2009, ocupou o Museu de Arqueologia de Itaipu e o Horto do Barreto, nos dias 16 e 17 de novembro, respectivamente.

Após as sessões, serão promovidas rodas de conversa sobre o filme em questão, destacando os principais artistas e aspectos do gênero musical abordado. A seleção dos filmes e mediação com a plateia será feita pelo presidente do IMMuB, João Carino, que é radialista e pesquisador da música brasileira.

O projeto “Memória Musical na Tela” reforça a missão do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), sediado em Niterói desde 2006, que é de pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira.

SERVIÇO:

DEZEMBRO:

Exibições do filme “Tim Maia” (2014)

Sinopse: Biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.

Duração: 2h 20min

Direção: Mauro Lima

Música composta por: Berna Ceppas

Roteiro: Mauro Lima, Antonia Pellegrino

Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Ator, MAIS

Data: 14 de dezembro de 2019

Horário: 18h30

Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Duração: 2h 20min

Data: 15 de dezembro de 2019

Horário: 19h

Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)

Fonte: O São Gonçalo 

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias