Maricá assina acordo de cooperação técnica com o Arquivo Público Estadual

às

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, assinou na última terça-feira (18) um acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. A assinatura do termo ocorreu no gabinete da pasta, no Paço Municipal. O documento oficializa as ações de cooperação de consultoria, assessoria de trabalhos para a organização do Arquivo Público Municipal de Maricá que já vem sendo praticadas. O termo visa também fornecer subsídios do ponto de vista da teoria, da metodologia de trabalho, da aplicação de treinamentos, cursos de capacitação e palestras.

De acordo com a diretora-geral do arquivo público estadual, Maria Tereza Bandeira de Melo, em uma visita técnica realizada em agosto de 2018 a equipe gerou um diagnóstico baseado em itens observados como organização e identificação do material. A partir dessa inspeção, foram dadas algumas sugestões sobre os pontos identificados. Ainda segundo a diretora-geral, o órgão tem desenvolvido um trabalho juntamente com o município com o objetivo aprimorar as práticas de identificação dos materiais arquivados.

“A partir desses tipos de documentos e do estudo da função que eles exercem, vai ser constituída uma tabela de temporalidade das atividades-meio de toda a Administração Municipal que os órgãos poderão usar. Isso já vai estabelecer uma classificação que vai ajudar a identificar esse material e recuperar a informação quando for necessário”, afirmou.

A secretária de Administração, Maria José Andrade, agradeceu o apoio prestado pela instituição estadual. “Sem essa orientação e disponibilidade não teríamos conseguido avançar tanto na criação e organização do arquivo que não é uma tarefa simples. Reunir documentação de todas as secretarias, órgãos, organizar e classificar é um desafio”, salientou.

Dos 92 municípios existentes no estado, somente quatro possuem o Arquivo Público Municipal: Maricá, Friburgo, Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes.

Veja também

Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias