Emissão de visto americano bate recorde no Brasil

às
visto-usa-banco-de-imagens-768x512
Foto: Divulgação

EUA já emitiram 985 mil vistos para brasileiros em 2023; número supera todo o ano passado

O governo dos EUA emitiu 109.885 vistos para brasileiros em outubro, número 13,5% superior ao de setembro e segunda maior marca do ano. Os dados são de um estudo realizado pela consultoria imigratória Viva América. No acumulado dos 10 primeiros meses, foram mais de 985 mil autorizações dadas a cidadãos do Brasil – montante que já é maior do que todo o volume registrado em qualquer ano completo desde 2018, quando se inicia a série histórica do levantamento.

O Brasil é o terceiro país que mais recebeu vistos dos EUA em 2023, atrás apenas do México (2,1 milhões) e da Índia (1,2 milhão). China (435 mil) e Colômbia (423 mil) completam as cinco primeiras colocações do ranking. E assim como acontece todos os meses, o visto mais emitido em outubro foi o de turismo e negócios, conhecido como B1/B2. Ao todo, foram quase 105 mil concessões do documento para brasileiros, o que representa 95,5% do total.

Emissão de visto americano bate recorde no Brasil
Emissão de visto americano bate recorde no Brasil Foto: Divulgação

EMBAIXADA E CONSULADOS – De todos os postos diplomáticos dos EUA ao redor do mundo, o Consulado de São Paulo foi o segundo que mais emitiu vistos em outubro de 2023, atrás somente do Consulado de Monterrey, no México. O Consulado do Rio de Janeiro aparece na 12ª posição, seguido pela Embaixada em Brasília (16ª) e os consulados de Porto Alegre (21ª) e Recife (31ª).

VISTOS MAIS EMITIDOS – Depois do B1/B2, o visto americano mais popular entre os brasileiros foi o de intercâmbio J-1, com 1.549 emissões em outubro e 10.326 no acumulado do ano. Em seguida, aparecem os vistos C1/D, para tripulantes de navios e aviões; L-1 e L-2, para transferência de executivos de multinacionais e seus dependentes; e F-1, para estudantes.

VIAGENS – Segundo dados do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA, cerca de 1,3 milhão de brasileiros já viajaram ao país norte-americano entre janeiro e outubro deste ano – crescimento de 34% sobre o mesmo período de 2022. O volume coloca o Brasil na oitava colocação na lista das nações que mais enviaram viajantes aos EUA neste ano.

“Mesmo com o dólar pouco atrativo e o aumento nos custos de viagem, tem havido um esforço muito grande por parte da indústria turística e dos órgãos de promoção dos EUA em atrair o viajante brasileiro, que historicamente tem na América do Norte um de seus destinos mais populares”, comenta o CEO do Viva América, Rodrigo Costa, acrescentando ainda que, para 2024, a tendência é de que os números de visitação aumentem ainda mais.

Veja também: Brasileiro foragido nos EUA é capturado e siga nossas redes sociais.

Veja também

O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período.
às
Ação solidária impacta comunidade e reforça compromisso social da Conect Internet
às
Carnaval injetou R$ 5 bilhões na economia da cidade do Rio no mês de fevereiro. O público estimado foi de 8 milhões de pessoas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] de arrastões de Copacabana Banhista tem sua perna amputada após ataque de tubarão Emissão de visto americano bate recorde no Brasil Petrobras anuncia redução do preço do diesel Natal Sesc RJ leva Orquestra de Solistas […]

Últimas Notícias