Taxas de homicídio caem no RJ; números são os menores desde 1991

às

O governador Wilson Witzel apresentou, nesta segunda-feira, as ações e os resultados da política de segurança pública do estado no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2019, o Rio de Janeiro alcançou o menor índice de homicídios desde 1991. O dado, do Instituto de Segurança Pública (ISP), representa uma redução de 23% em relação ao mesmo período de 2018, com 608 vidas poupadas.

Outro recorde histórico nos seis primeiros meses de 2019 foi a apreensão de armas. Ao todo, as polícias Civil e Militar apreenderam 4.795 tipos de armamentos, sendo 305 fuzis.

“Iniciamos o governo com o Estado do Rio em uma grave crise financeira, onde houve um grande abandono nas comunidades. A partir de 2019, tomamos medidas para reverter este quadro, entre elas a autonomia das polícias, o resgate da autoridade estatal e o máximo rigor no combate ao crime organizado, que é o enfrentamento da polícia, com técnica e, principalmente, com a diretriz de reduzir a letalidade. As mudanças que estamos fazendo nas estruturas das polícias são permanentes e não algo sazonal. O recado está dado. Não enfrente a polícia”, afirmou Witzel no evento.

Outro indicador que teve destaque foi o número de roubo de cargas. No primeiro semestre, houve uma redução de 21%, o menor número para o período nos últimos quatro anos. De acordo com os setores de inteligência das polícias, este tipo de ocorrência tem impacto direto sobre a atividade econômica do estado.

Para Witzel, a ação inédita da criação do Departamento Geral de Investigação à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), da Secretaria de Polícia Civil, demonstra a capacidade investigativa da nova política de segurança pública.

“Hoje, a Polícia Civil do Rio de Janeiro tem o maior departamento de combate à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas e drogas. O departamento tem se mostrado eficiente e capaz de identificar as empresas e pessoas que estão lavando o dinheiro para o crime organizado”, ressaltou o governador ao informar que, somente no primeiro semestre, foram 114 pessoas indiciadas em investigações envolvendo lavagem de dinheiro e, ainda, R$ 25 milhões de bens arrestados. Em 2018, não houve sequestro de bens e valores em investigações do departamento.

O secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, destacou também o aumento da capacidade investigativa da corporação. Só neste primeiro semestre, houve um aumento de 60,4% nas investigações com autoria – a cada 7 minutos, uma autoria de crime é identificada. Dentro deste universo, as investigações relacionadas aos crimes de letalidade violenta subiram 27,1%.

“O crime de homicídio atenta contra o bem jurídico mais importante, que é a vida humana. Com a criação do novo Departamento Geral de Homicídios e de Proteção à Pessoa, será possível avançar para o interior. Entendemos que ter departamentos de homicídios pelo estado todo faz diferença na elucidação dos crimes de homicídio”, detalhou o secretário.

A Secretaria de Polícia Militar desenhou o planejamento e intensificou o programa “Percurso Seguro”, que visa reduzir os indicadores criminais nas principais rotas da cidade, incluindo as vias expressas, como Avenida Brasil e Linhas Vermelha e Amarela, e ruas dos bairros.

“A Polícia Militar entendeu que era preciso cuidar das nossas ruas e melhorar o policiamento ostensivo. No ‘Percurso Seguro’, não só os batalhões atuam, mas também há uma contrapartida das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O projeto representa a união das forças dos batalhões com as UPPs, com total planejamento integrado”, disse o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.

Recomposição – Outra iniciativa da nova política de segurança pública foi a recomposição dos efetivos das polícias Civil e Militar. Já foram convocados 391 novos agentes, entre 200 papiloscopistas e 191 oficiais de cartório, que vão atuar nas investigações da Polícia Civil. Já na Polícia Militar, 391 novos policiais formados já estão atuando em batalhões no estado, como em São Gonçalo e na Baixada Fluminense. Outra turma, de 500 agentes, já está em formação e, até dezembro, está prevista a convocação de, ao todo, três mil concursados de 2014.

Expansão – O Governo do Estado vai ampliar a atuação do Programa Segurança Presente para outras nove localidades do Rio de Janeiro, com mais mil agentes, totalizando dois mil profissionais. O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começa a receber as equipes no próximo dia 16 de agosto. O cronograma – que também incluiu os bairros de Laranjeiras (6 de setembro), Bangu (20 de setembro), Botafogo (4 de outubro), Barra da Tijuca (14 de novembro), Vila Isabel/Grajaú (20 de dezembro) – todos na capital – além das regiões de Austin (18 de outubro) e Miguel Couto (6 de dezembro), ambos em Nova Iguaçu, e a cidade de Duque de Caxias (1° de novembro) – segue até dezembro.

Criminalidade segue caindo em Niterói 

Pelo sexto mês consecutivo, os índices de criminalidade apresentaram redução em Niterói, de acordo com levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgado pela Prefeitura de Niterói. Os roubos de rua, segundo os dados liberados pelo Executivo, caíram 34,38% no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado. Em maio, esse índice já havia apresentado queda de 27%, de acordo com a prefeitura. No mês passado, houve ainda a redução de outros índices de criminalidade em Niterói, como o de roubo de veículos, com queda de 18,67%, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o resultado reflete os investimentos da Prefeitura na área de segurança, mesmo sendo uma atribuição do estado.

“Os investimentos da Prefeitura no Proeis e no Niterói Presente, dois programas totalmente custeados pelo Município, além dos investimentos na Guarda Municipal e no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) contribuíram para essa redução consistente dos índices criminais atestada pelo ISP. Também tiveram influência as ações já implementadas de prevenção do Pacto Niterói contra a Violência. Atualmente, 60% do policiamento nas ruas de Niterói são bancados pela Prefeitura. Esses números mostram que os esforços estão surtindo efeito. Por isso, vamos continuar investindo para termos uma cidade mais segura”, ressalta o prefeito Rodrigo Neves.

Investimentos – Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis contratados pela Prefeitura.

“Já são seis meses com queda em roubos de veículos e sete com redução de roubos de rua. Essa é a maior prova de que estamos indo no caminho certo. As estratégias estão sendo montadas, e a integração entre o Município e as forças de segurança está dando certo. A tendência é melhorar ainda mais”, comemora Paulo Henrique de Moraes, secretário Executivo do Gabinete Integrado de Segurança Pública da Prefeitura.

Segundo os dados do ISP e divulgados pelo Executivo, houve redução no número de roubos de rua nas principais regiões da cidade. Na área da 76ª Delegacia Policial, no Centro, foram registrados, em junho deste ano, 71 roubos, contra 76 registrados em junho de 2018, uma redução de 6,58%. A maior queda neste índice foi na área da 81ª DP, em Itaipu, onde foram registrados 22 roubos de rua, em junho deste ano, contra 77 no mesmo período do ano passado, uma queda de 71,43%. O indicador para roubo de rua é composto pela soma das ocorrências de roubo a pedestres, roubo de celular e assalto em ônibus.

Na área da 77ª DP, no bairro de Icaraí, a queda foi de 42,62%, com 35 roubos registrados em junho deste ano, contra 61 em junho do ano passado. Na área da 79ª DP, em Jurujuba, a queda foi de 44,44%, com 25 roubos registrados em junho deste ano, contra 45 em junho de 2018.

Portais de Segurança – Em maio começaram as operações dos Portais de Segurança, sistema de cercamento eletrônico que passou por uma fase de testes nos primeiros dias do mês. Os Portais de Segurança usam inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

As 70 novas câmeras são acompanhadas por agentes que atuam no Cisp e foram disponibilizadas pelo Município para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes do Portal de Segurança, um alerta soa no Centro. Após a identificação, o veículo passa a ser rastreado pelas outras câmeras para facilitar a abordagem. A unidade policial mais próxima é imediatamente acionada para que seja feito o cerco e a interceptação do veículo.

Bombeiros – A Prefeitura de Niterói finaliza detalhes do convênio com o Corpo de Bombeiros que vai dobrar o efetivo da corporação na cidade, pagando gratificações a agentes de outras cidades que aceitarem trabalhar em Niterói nos dias de folga. O convênio seguirá o mesmo padrão do termo firmado com a Polícia Militar que possibilitou triplicar o número de policiais nas ruas da cidade. A exemplo do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), da PM, o convênio com os Bombeiros vai permitir que agentes de outras cidades do estado sejam voluntários para trabalhar em Niterói nos dias de folga em troca de uma gratificação paga pela Prefeitura de Niterói, através do Regime Adicional de Serviço (RAS). Serão investidos pela Prefeitura R$ 3 milhões por ano no convênio.

Fonte: O Fluminense

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias