Prefeitura de Rio Bonito inaugura unidade de saúde no Ipê

às

A Secretaria de Saúde de Rio Bonito promoveu na última sexta-feira (9) a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ipê. O espaço foi construído com objetivo de atender aos mais de 1300 habitantes da localidade e desafogar o atendimento no posto de saúde do BNH, utilizado pelos moradores do Ipê. A unidade recebeu o nome do Pr. Luiz Carlos Braga, líder da Igreja Congregacional do Ipê, falecido em 2016 e reconhecido como atuante no cuidado com a comunidade local.

A cerimônia foi prestigiada pelos moradores do bairro e funcionários da unidade, além de contar com a presença do corpo político de Rio Bonito, como o prefeito José Luiz Alves Antunes, representantes da Câmara dos Vereadores, secretários, entre eles a secretária municipal de Saúde, Dailane Magalhães, acompanhada da subsecretária da pasta, Ana Célia D’Ávila. Também estiveram presentes vários familiares do Pr. Luiz Carlos Braga, entre filhos, genros, netos e uma bisneta.

A secretária de Saúde Dailane Magalhães agradeceu o prefeito José Luiz Alves Antunes pelo “apoio na empreitada”, além de destacar o valor do sistema público de saúde. “É uma felicidade muito grande para nós, como equipe, entregar mais essa unidade. Se vocês andarem em consultórios particulares podem não encontrar a qualidade que está sendo ofertada aqui pelo SUS. Isso é o maior prazer de quem trabalha na saúde, ver que o SUS dá acolhimento sim. Estar aqui entregando (uma unidade de saúde) é muita luta, mas é nosso compromisso com cada um de vocês”, afirmou.

Já a subsecretária de Saúde,  Ana Célia D’Ávila destacou que “é com uma emoção muito grande que estamos aqui inaugurando a UBS Pr. Luiz Carlos Braga, porque tive o prazer de conhecê-lo e de conviver com essa família. Vocês representam muito, o Pr. Luiz representou muito para nossa comunidade e a nossa sociedade. Essa homenagem é mais do que merecida”.

Felicidade

Filho do homenageado, o médico cardiologista Nelson Luiz Braga não escondeu a felicidade da família com a ocasião. “Nós estamos muito honrados por ter nosso pai lembrado como uma pessoa que dedicou sua vida a Cristo, ao bem do próximo, e especialmente aqui no Ipê, aonde ele veio trabalhar na obra de Deus. Quando nós chegamos aqui, esse era um local abandonado, esquecido, então a gente fica bastante orgulhoso pelo trabalho ao ver uma obra dessas”, disse Nelson, em entrevista a FOLHA.

A novidade foi muito bem recebida pelos moradores, que antes, precisavam percorrer longas distâncias para ter atendimento médico. “É maravilhoso. Antes não tinha unidade aqui, a gente tinha que se deslocar até o BNH. Agora não, graças a Deus tendo um posto aqui vai ficar mais pertinho pra gente”, comemorou Daniele Duarte, mãe da pequena Fabiana, de três anos, e da Mariana, de sete.

“Era muito ruim porque até chegar no BNH, os moradores de lá já tinham pego todas as vagas (de atendimento). Isso foi maravilhoso pra gente. A expectativa pra receber esse posto tá muito grande, já estava passando da hora”, opinou Sávia Araújo.  O morador Carlos Alberto Duarte aprovou as instalações da unidade após a inauguração e aguarda para ver os impactos da novidade no bairro. “Tá tudo show de bola. Aqui não tinha nada. Mas vamos ver como fica daqui pra frente”, disse.

Equipamentos

A unidade conta com dois consultórios médicos, consultório odontológico, farmácia, sala de imunização, salas de procedimento e uma área de espera infantil. A equipe que vai atender as cerca de 526 famílias do bairro conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde, além de um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Veja também

Quem visita a exposição faz uma verdadeira viagem por essa arte e pelos lugares de onde vieram os bordados, arte que cada vez mais ganha visibilidade
às
A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (18) um homem por estupro, cárcere privado, ameaça e tortura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias