Prefeitura de Maricá entrega 500 cartões do Mumbuca Futuro para alunos do 9º ano

às

Em cerimônia realizada na manhã da última quinta-feira (07/11), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, a Prefeitura entregou 500 cartões do Programa Mumbuca Futuro para os alunos do 9º da rede municipal de ensino que residam na cidade. A ação é uma iniciativa das secretarias de Economia Solidária e Educação.

O programa estabelece o pagamento de dois benefícios: créditos de 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar; e o depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, ambos condicionados à aprovação e frequência escolar de 75% nas aulas do programa e nas aulas regulares.

Esse último benefício só poderá ser utilizado para custear o ensino universitário ou para a implantação do próprio negócio, possibilitando ao futuro empreendedor adquirir produtos ou serviços fora da cidade.

“O Mumbuca Futuro alinha uma maneira de ver a dinâmica econômica com o olhar novo. Garantimos para essa garotada uma perspectiva de no futuro formar uma cooperativa ou uma associação e ter um recurso que o município estimule os alunos a fazer. Ou seja, o Mumbuca Futuro é mais um salto numa política educacional que estamos desenvolvendo”, disse o prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, o programa pretende dar condições para o jovem continuar na escola, a fim de reduzir a evasão escolar, além de desenvolver a criatividade observada nos projetos expostos na escola junto com a cerimônia de entrega.

“Isso garante a independência da cidade. Maricá está arrecadando o dinheiro proveniente dos royalties e investindo na Educação da população. Essa educação é o que vai garantir o futuro dos jovens e do município como uma cidade que gera renda para todos”, pontuou.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o programa estimula o aprendizado, além de apresentar mais uma opção de carreira profissional.

“Através do Mumbuca Futuro fazemos com que o aluno permaneça realmente mais tempo na escola tendo o ensinamento voltado para o futuro dele, para a economia solidária e empreendedorismo. Assim, ele já vai pensando numa questão profissional”, afirmou.

No contraturno escolar, os alunos participaram de aulas de economia solidária, empreendedorismo, cooperativismo, agroecologia, soberania alimentar, comércio justo, consumo responsável e finanças solidárias.

“É um projeto sério, que realmente o aluno que está buscando terá um futuro, não pelo valor do dinheiro, mas pela conscientização do sujeito enquanto ele na sociedade”, declarou a diretora da unidade anfitriã, Vanda Timóteo.

Como trabalho de conclusão de curso, os alunos expuseram os projetos desenvolvidos, como foi o caso do aluno Luiz Pinheiro, de 15 anos, aluno do 9° da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta, situada em Santa Paula. O jovem, junto dos amigos, criou uma cama de cachorro utilizando pneu, grampo, espuma e pano.

“Do mesmo jeito que podemos ajudar os moradores de rua, podemos também ajudar os animais que estão passando frio. Isso foi totalmente reciclado e acho que pode ajudar bastante”, explicou o estudante, fazendo um resumo do que aprendeu com as aulas. “Entendemos como é o plano de economia solidária, o que ajuda muito para o nosso futuro”, finalizou Luiz, um dos 500 beneficiados com o programa.

Educador popular de economia solidária que orientou o grupo, Caio Henrique não escondeu a emoção de poder ver o projeto desenvolvido e exposto na feira. “Para mim, é muito gratificante chegar no fechamento do projeto e ver um trabalho realizado. Muito além disso, é a consciência que eles vão levar ao ir para o Ensino Médio”, avaliou. A cerimônia contou ainda com apresentações de dança e da banda da unidade anfitriã.

O programa Mumbuca Futuro teve início em 2018 por meio de uma proposta experimental com as turmas de 6º ano para avaliar a aceitação da metodologia aplicada sem o pagamento de benefício. Este ano serão atendidas as turmas do 9º ano regular, somente de rede municipal de ensino. Mas, para o próximo ano, o programa será estendido para beneficiar alunos a partir do 6º ano até o 3º ano do ensino médio.

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às
Gerson Schilikmann estava há seis meses desaparecido
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias