Alerj recebe Frente Parlamentar de Apoio a Pesca

às

Segundo maior consumidor de pescados do País, o estado do Rio sofre com dificuldades na indústria pesqueira, que já teve 16 unidades e hoje tem apenas uma em funcionamento. As informações foram divulgadas pelo presidente do Sindicato da Indústria do Pescado do Rio de Janeiro (Siperj), Sérgio Ramalho, durante a audiência de lançamento da Frente Parlamentar de Defesa da Atividade Pesqueira, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Na reunião, realizada na útltima sexta-feira (29), Ramalho criticou a tributação estadual do setor e a falta de pesquisas que deem suporte tanto à indústria quanto à pesca artesanal. “Nós não sabemos quanto produzem as colônias, não temos pesquisa nem estatística. A sardinha sumiu e ninguém sabe por quê”, alertou.

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Danniel Librelon (Republicanos) explicou que o grupo será uma ferramenta para ouvir todos os atores do setor no estado e propor medidas que deem suporte aos pescadores, ajudando na geração de emprego e renda. “Essa frente tem o intuito de dar voz aos pescadores e às pessoas que defendem esse tema”, afirmou

Pescadores

A audiência contou com a presença de pescadores como Janine Silva, de 52 anos, que sustenta sua família com o que tira do mar. Ela criticou a falta de apoio por parte do Estado, o que dificulta a formalização da atividade para que eles possam receber o seguro-defeso, um auxílio pago pelo Governo Federal aos pescadores no período em que a pesca é proibida para assegurar a reprodução dos peixes.

Segundo ela, muitos trabalhadores ficam sem nenhuma renda nesta época. “Vivo da pesca desde que nasci. Aprendi a pescar com meus pais e ensinei aos meus filhos. Mas não temos como provar porque não há uma pesquisa, um levantamento sério que identifica nosso trabalho”, desabafa a pescadora.

O encontro também teve a participação de representantes da Fundação Instituto da Pesca do Estado (Fiperj).

Veja também

recenseamento obrigatório os pensionistas do Estado do Rio de Janeiro que fazem aniversário em abril já poderão agendar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias