Prefeito de Cabo Frio solicita R$ 20 milhões em recursos para Lagoa de Araruama

às

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, assinou nesta quinta (04), pedido de R$ 20 milhões para dragagem e desassoreamento da Lagoa de Araruama. O documento, assinado por todos os prefeitos das cidades do entorno do manancial, será encaminhado à  Coordenação da Bancada dos Deputados Federais do Estado do Rio de Janeiro.

“É um pedido importante, pois precisamos proteger a bacia e todas as cidades que estão em volta da lagoa precisam se engajar para que os recursos cheguem e sejam aplicados nas medidas necessárias de despoluição e desassoreamento”, afirmou o prefeito.

Leandro Coutinho, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), levou pessoalmente o documento para que Dr. Adriano assinasse. O pedido traz ainda a exposição de motivos para a solicitação da verba para realizar as ações na lagoa, como a  poluição e o assoreamento do local, conforme explicou o coordenador-geral de Meio Ambiente.

“Além de toda a questão ambiental, a despoluição da lagoa passa por um viés histórico, pois o manancial foi importante para o povoamento de toda a região”, explicou Mario Flavio.

A Lagoa de Araruama é a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo e estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.  Tem idade estimada entre 5 e 7 mil anos, com superfície de 220 km² e volume de água de 636 milhões de m³. A conexão da lagoa com o mar se dá por meio do Canal do Itajuru, em Cabo Frio.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias