Clínica-Escola de Itaboraí implanta Jardim Sensorial para auxiliar no tratamento de autismo

às

A Clínica-Escola do Autista, gerida pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde, implantou mais um projeto com o intuito de auxiliar no tratamento de seus alunos-pacientes com o Transporto do Espectro Autista (TEA), o Jardim Sensorial. O local conta com plantas não tóxicas, sendo plantas de cores vivas, diversificadas, ornamentais e plantas que podem servir não só para chá, mas para serem usadas como tempero no dia a dia. Dentre as plantas, hortelã, manjericão, tomilho, capim limão, alfavaca, orégano, suculenta e mais dezenas de espécies. E ainda grama, pedras e canteiro de flores.

   O projeto foi criado pela equipe de nutrição da Clínica-Escola do Autista, formada pelas nutricionistas Áurea Astulla e Karina Schuina, juntamente com a direção e coordenadoras da instituição e implementado no mês de março deste ano.

“O objetivo é trabalhar a parte pedagógica e as questões sensoriais que estão presentes no TEA. Os pais têm nos dado sugestões e colaborado, inclusive a maioria deles tem essas plantações em casa. Aqui, todos os alunos podem participar com os terapeutas, para que eles possam se desenvolver ainda mais”, destacou a nutricionista Áurea Astulla.

No Jardim Sensorial, os alunos-pacientes podem estimular os sentidos tátil, auditivo, visual e olfativo. Além da criatividade, concentração, atenção, equilíbrio, propriocepção e outros.

Segundo a diretora da Clínica-Escola do Autista, Márcia Novis, todos cuidam do jardim, uma ideia simples, mas inovadora. Um recurso a mais para o tratamento dos alunos-pacientes com o Transtorno do Espectro Autista.

O aluno-paciente, Jorge Miguel dos Santos, 9 anos estava empolgado com o jardim sensorial, e cheirava todas as plantas. “Eu gosto de vir aqui, as plantas têm um cheiro muito bom”, disse Jorge Miguel.

Cliníca-Escola recebe visita

Na última quarta-feira (24/04), o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza visitou a Clínica-Escola do Autista, juntamente com secretários da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

O objetivo da visita era conhecer a instituição, para uma possível implantação de uma Clínica-Escola para autista no município de São Pedro da Aldeia. Os visitantes gostaram do que viram, e acharam o lugar harmonioso. E ainda destacaram que os projetos que dão resultados e ajudam a população devem ser expandidos.

Veja também

Além disso, em uma casa de aposta americana, quem apostou na escolha de Robert Francis Prevost, pode ter recebido até 58 vezes o valor apostado.
às
A abertura do show será feita por artistas locais.
às
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou na América Latina.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias