Acusadas de ‘balbúrdia’ por Ministro, universidades federais subiram em rankings internacionais

às

Apesar da afirmação do Ministro da Educação Abraham Weintraub de que a Universidade Federal Fluminense (UFF), sediada em Niterói, a Universidade de Brasília (UnB), na capital federal, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), tiveram repasses financeiros reduzidos por promoverem manifestações políticas e “balbúrdia”, as três instituições mencionadas apresentaram melhora nas posições no principal ranking internacional universitário, o Times Higher Education (THE), do Reino Unido.

Na classificação, que avaliou as universidades no ano de 2018, a UnB foi considerada a 16ª melhor universidade da América Latina. Já a UFBA passou da 71ª para a 30ª posição. A UFF foi avaliada como a 45ª melhor instituição de ensino do continente. Nesta segunda-feira (29), a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi considerada, pela Round University Ranking, a sexta melhor universidade do país. O ranking leva em conta investimento em pesquisas e formação do corpo docente das instituições.

Ainda de acordo como THE, as três universidades se destacam pelo ensino e pela pesquisa; a UnB e a UFBA são consideradas duas das 400 melhores instituições do mundo na área da saúde. UFF, UnB e UFBA também fazem parte das 20 instutições com maior volume de produção científica, segundo pesquisa realizada pela Clarivate Analytics, considerada uma das equipes mais prestigiadas de análises de dados científicos do mundo, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o relatório, UnB e UFBA possuem os maiores porcentuais de papers entre os 10% mais citados do mundo; de tudo que foi produzido pelas instituições, cerca de 6% estão nessa categoria. Já a UFF possui uma das maiores taxas de colaboração com a indústria: 30,4% dos papers que produziu.

Veja também

às
Iniciativa já homenageou 170 mulheres ao longo de uma década
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias