Prefeitura de Itaboraí tem unidade de registro civil em maternidade

às

Os bebês que nascem na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí podem ser registrados sem que os pais precisem sair da unidade hospitalar. O local conta com uma Unidade Interligada do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 1º distrito de Itaboraí dentro do hospital, para a confecção do registro de nascimento, ato gratuito por lei e de grande importância.

A Unidade Interligada fica ao lado da maternidade do hospital, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para fazer o registro é necessário os seguintes documentos originais: RG e CPF da mãe e do pai; Declaração de Nascido Vivo (DNV) e certidão de casamento, caso os pais forem casados. Podem ser usados também como documentos, a carteira de trabalha ou CNH.

Após o nascimento, os pais são encaminhados a Unidade e apresentam as informações e os documentos necessários para o registro. Com a certidão de nascimento, a criança passa a ter sua existência reconhecida pelo Estado, e assim pode ser incluída em seus cadastros e contemplar os projetos sociais. Outra novidade é que a certidão já vem com os números do CPF e RG da criança e é entregue imediatamente ao declarante.  Apesar da comodidade oferecida, não é obrigatório o registro dentro do hospital.

Segundo a escrevente do Cartório, Gleiciane Torre, a Unidade Interligada funciona a aproximadamente 4 anos dentro do hospital e ressalta que somente no último mês de abril, foram 73 bebês registrados na Unidade. “Quase todos os bebês que nascem aqui são registrados, mas quando a mãe tem alta no final de semana, muitos preferem registrar no cartório, do Centro da cidade. Vale ressaltar que eles podem voltar aqui para fazer o registro”, comentou Gleiciane.

Quem aproveitou o serviço foi o pai da pequena Maysa, que nasceu no último dia 3 de maio. Wemerson Ursulano Estevam, 20 anos foi registrar a filha e aprovou a rapidez do atendimento. “A maternidade nos informou sobre o cartório aqui do hospital e prontamente vim saber como era o procedimento. Trouxe todos os documentos e em poucos minutos já sai com a certidão da minha filha em mãos”, disse Wemerson.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, esta Unidade Interligada do Cartório é de suma importância para os pais, que já saem com seus filhos registrados. “Um dos principais objetivos é fazer com que todas as crianças já saiam do hospital com sua certidão de nascimento. E assim, não tenham dificuldades de requererem seus direitos”, disse o gestor da pasta.

Veja também

Vítima foi brutalmente agredida no abdômen e está internada no Hospital Estadual Alberto Torres
às
Da esquerda para direita: Leandro Osawa, Alex Teixeira, Eduardo Soares "Dudu do Basílio" e Maria Conceição Nunes.
às
Ela foi detida em flagrante enquanto realizava procedimentos odontológicos de forma ilegal no local, no Fonseca, em Niterói
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias