Pela segunda vez neste ano, uma tubulação no litoral de Arraial do Cabo se rompeu na manhã de ontem (16) devido às fortes chuvas dos últimos dias, fazendo com que uma água escura, esverdeada, invadisse o mar na Prainha. De acordo com a Prefeitura, a água verde vem do parque público, e adquiriu a cor devido ao limo. O mesmo já havia ocorrido na cidade em 29 de janeiro, caso que levou o Ministério Publico do Rio de Janeiro a abrir um inquérito para investigar a situação da rede de esgoto em Arraial do Cabo.
Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, a tubulação na Avenida da Liberdade, que se rompeu pela segunda vez, foi consertada pela Secretaria de Serviços Públicos. Ela faz parte do sistema de drenagem da cidade. A Prefeitura afirma que a Prolagos, concessionária local de água e esgoto, não cumpriu o prazo da entrega das obras do cinturão, intervenção que evitaria despejo de água contaminada no mar. As obras deveriam ser encerradas em 2018, mas de acordo com a concessionária, a previsão do fim das obras é até o fim do primeiro semestre de 2019.
Entretanto, a Prolagos afirma que as obras do cinturão estão sendo feitas na Praia dos Anjos, um dos locais que sofreu com a contaminação da água no início deste ano, e não na Prainha.
A Prolagos acrescentou que em período de chuva intensa, o volume da água de chuva aumenta e parte extrapola para os recursos hídricos. Essa reação é característica do modelo coleta em tempo seco. A concessionária afirmou, ainda, que o sistema de esgoto da cidade permanece operante mesmo em períodos de chuva.