Alunos de Direito do Passaporte Universitário iniciam estágio no Fórum de Maricá

às
2

Estudantes do programa Passaporte Universitário começaram nesta terça-feira (10/12) um estágio supervisionado no Fórum da Comarca de Maricá do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Os 48 alunos selecionados, todos estudantes de Direito, vão atuar em todas as áreas do serviço judiciário graças a um convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Maricá e o TJ-RJ, cumprindo assim uma das exigências feitas a todos os selecionados pelo Passaporte Universitário – a prestação da contrapartida social durante o curso.

Os estudantes receberam as boas-vindas dos juízes que atuam na comarca em cerimônia na sala do Tribunal do Júri do fórum. Os magistrados desejaram sucesso aos novos estagiários e ressaltaram que, atuando na comarca, todos se equivalem a servidores públicos, devendo ter em mente que estão ali para servir ao público e que têm os mesmos direitos e deveres de qualquer funcionário do Poder Judiciário.

Diretora do Fórum de Maricá, a juíza Crícia Curty destacou que o convênio com a prefeitura pode ser estendido para receber estudantes de outras áreas. “Vamos avaliar a possibilidade de, no futuro, absorver alunos de psicologia e serviço social, por exemplo, que podem integrar equipes multidisciplinares, dando suporte aos juízes das varas de Família e de Infância e Juventude”, explicou.

A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, lembrou que o convênio com o TJ é mais uma inovação do Passaporte Universitário, que oferece ensino superior e agora a chance de levar os alunos do programa a prestarem sua contrapartida social. “Começamos a discutir essa ideia durante a pandemia e ficamos muito felizes porque, com essa iniciativa, fazemos a educação ser realmente integral, com prática. Aqui eles terão o conhecimento vivenciado na prática”, comemorou ela.

Uma das estudantes selecionadas para o estágio, Beatriz Pereira Vaz tem 22 anos e mora em Inoã. Atualmente no sexto período, ela se disse empolgada com a oportunidade de aprender na prática o que vê em sala de aula. “Aqui no fórum teremos experiência nas áreas criminal, cível, de família, então podemos realmente viver o que estudamos. Estou feliz de estar aqui”, disse a jovem, que pretende seguir carreira na área criminal do direito.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias