Pela segunda vez nesta semana, várias cidades da Região dos Lagos sofreram com os efeitos das chuvas na madrugada desta sexta-feira (17). A rua da Rebeche, principal estrada que dá acesso à Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, está interditada desde as primeiras horas da sexta por conta de um deslizamento de terra. A chuva intensa começou na noite desta quinta-feira (16).
De acordo com a Defesa Civil, uma pedra chegou atingir um veículo, mas ninguém ficou ferido. Equipes da Prefeitura atuam para amenizar os reflexos da chuva na cidade.
Além de Arraial, o temporal alagou ruas nas cidades de Cabo Frio. É a segunda vez na semana que motoristas e moradores sofrem com os transtornos causados pela chuva, que permanece nesta sexta (17).
Transtornos em Arraial
De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura por volta das 12h45, a cidade teve oito deslizamentos de terra, lama e rochas; duas quedas de muro, uma delas na Alameda Pio XXII, no bairro Prainha e outra na Praia dos Anjos; e uma rua e três casas interditadas. Não há feridos.
A Defesa Civil segue em estado de atenção devido à possibilidade de mais chuvas ao longo do dia. A Secretaria de Educação suspendeu as aulas nos dois turnos nas unidades da rede pública nesta sexta.
De acordo com o órgão, pontos como o Parque Público; avenidas Getúlio Vargas e Liberdade; e os bairros Macedônia, Prainha e Praia dos Anjos amanheceram alagados.
O morador Wellington Fonseca registrou um vídeo por volta das 6h, que mostra a força com que a água desce as escadas da casa do sogro dele na Rua Manoel Duarte, no bairro Sítio. “Praticamente desceu uma ribanceira. Foi uma coisa terrível. A coisa foi feia aqui. Muita terra que desceu e deslizou”, relata o morador.
Um deslizamento de terra também foi registrado na trilha que dá acesso ao Pontal do Atalaia. Segundo a Defesa Civil, os novos registros de alagamento são decorrentes do solo encharcado e dos bueiros estarem cheios devido a chuva intensa de quarta-feira (15).
A prefeitura recomenda aos moradores que se encontram em áreas de risco de deslizamento que saiam de casa e procurem abrigo em locais seguros, como a casa de parentes e amigos, ou a Primeira Igreja Batista de Arraial do Cabo, que recebe desalojados.
Em Cabo Frio
Duas casas foram interditadas no bairro Jacaré. Segundo a Defesa Civil, a parede de uma delas, que fica na Rua do Pomar, caiu ao ser atingida pelo barranco que desabou da casa vizinha. De acordo com o órgão, os moradores estão na casa de parentes e não ficaram feridos.
Pontos como o bairro Vila do Sol, Novo Portinho e Porto do Carro e o Centro da cidade foram tomados pela água. “Aqui na Vila do Sol está tudo alagado e não tem como andar a pé”, conta Samuel Paula.
Na Avenida Avenida Júlia Kubitschek, no Centro de Cabo Frio, os carros passam com cuidado por conta do nível da água.
“No Portinho e no Novo Portinho não dá para andar por dentro. Tive que mudar a minha rota para conseguir chegar ao trabalho. De carro é impossível passar por esses dois bairros”, relata Marcelle Rodrigues, moradora da cidade.
São Pedro da Aldeia
No bairro Campo Redondo, uma casa desabou. Ninguém ficou ferido. A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia recebeu 32 chamados para ocorrências por conta da chuva, que teve início por volta das 4h50. Os bairros mais atingidos foram: Balneário, Vinhateiro, Praia Linda, Porto da Aldeia, Camerum, Campo Redondo, Rua do Fogo, Porto do Carro e parte do Centro.
O município segue em estado de alerta até o domingo (19). De acordo com a defesa Civil, choveu 44 mm entre a madrugada e a manhã desta sexta. O município formou um gabinete de crise na Prefeitura, com representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Governo e Assistência Social.
Fonte: G1/Região dos Lagos