O prefeito José Luiz Mandiocão institui esta semana o Programa de Ronda Escolar no município, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Educação e Segurança e Ordem Pública. Mesmo já em pleno funcionamento no município, o programa ganhou novos ajustes, como a criação da Comissão de Coordenação, que faz a avaliação mensal da iniciativa. A prefeitura vem intensificando a segurança das escolas do município, com a ampliação da Ronda Escolar que é feita pelos guardas municipais, que utilizam carros e motos nos deslocamentos.
O serviço, que é feito diariamente, abrange as mais de 40 unidades escolares localizadas nos bairros do Centro e da Zona Rural, com o objetivo de coibir assaltos e a venda de drogas ao redor das escolas, evitar possíveis depredações ao patrimônio público e garantir mais segurança para professores e alunos. Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, o planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, onde elaboraram um estudo sobre os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar. “São realizadas visitas periódicas para verificação da segurança local e inibir traficantes e outras pessoas mal intencionadas que queiram aliciar nossas crianças”, garante o secretário.
Para a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a parceria com a Guarda Municipal têm sido fundamental para garantir um ambiente mais tranqüilo nas escolas. “A ronda escolar previne a violência, dando tranqüilidade aos profissionais da área de educação, pais e alunos na certeza de um monitoramento constante da guarda municipal. Funciona nos períodos que compreendem as entradas e saídas das aulas. A iniciativa vem agradando aos pais dos alunos e também aos professores e diretores das escolas que apoiam o projeto”, afirma a Wanderlúbia.
Segurança Escolar: A Comissão de Coordenação da Ronda Escolar também é responsável pelo Projeto Segurança na Escola, realizado todos os meses em vários colégios do município. Os encontros são fruto de uma parceria entre a secretaria de Educação, a Polícia Militar e a Guarda Municipal e reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Conselho Tutelar, além de diretores das escolas e outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros.
Nessas reuniões são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos, violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas.