A Prefeitura de Saquarema anunciou na tarde desta sexta-feira (7) a morte do roqueiro Serguei, aos 85 anos. O músico estava internado há pouco mais de um mês após ser diagnosticado com Alzheimer em estado inicial, além de quadro de infecção urinária, desidratação e desnutrição, além de uma pneumonia. Porém, segundo o médico geriatra Rodrigo Lima, que cuidava do cantor, ele já havia se recuperado dos problemas de saúde, além de apresentar melhora no quadro cardíaco.
Inicialmente levado para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá, Saquarema, Serguei foi transferido recentemente para o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda. Havia a possibilidade do músico ser transferido para o Retiro dos Artistas, porém, o médico geriatra que cuidava de Serguei afirmou seu desejo de permanecer em Saquarema.
Em seus últimos dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Zilda Arns, o cantor recebeu tratamento humanizado na unidade, que utilizava músicas de rock para estimular reação do roqueiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, esse é um recurso comum, que normalmente utiliza a voz de algum parente, mas foi dada preferência para músicas devido a paixão de Serguei pelo rock. De acordo com o médico Rodrigo Lima, ele chegou a abrir os olhos e sorrir ao ouvir uma das canções. Apesar da reação, porém, Serguei passava a maior parte do tempo dormindo e apresentando pouca interação.
Sérgio Augusto Bustamante, nome completo de Serguei, nasceu em 1933 e era filho do executivo Domingos Bustamante e da dona de casa Heloísa Bustamante. Seu contato com a música começou aos 12 anos, quando ele foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Nova York, nos Estados Unidos, e passou a frequentar festivais estudantis. Ele chegou a retornar para o Brasil em 1955, trabalhando como comissário de bordo e em alguns bancos, mas de volta aos EUA, deu início a sua carreira musical, apostando em interpretar grandes clássicos do rock. Participou, em 1969, do icônico Festival de Woodstock, quando afirmou ter tido um caso com a cantora Janis Joplin. Serguei foi uma das pessoas a acompanhar Joplin durante sua visita ao Brasil em 1970.
Ele retornou para o país em 1972, mudando-se para Saquarema, onde vivia até ser internado em 6 de maio deste ano. O músico lançou 11 discos na sua carreira e chegou a se apresentar em duas edições do festival Rock in Rio, em 1991 e em 2011. Sua casa, em Saquarema, foi transformada em um “Museu do Rock”, administrada pelo próprio, onde era possível ver suas peças de roupas, discos, prêmios, cartazes e outros itens que fizeram parte da sua carreira. “O primeiro Rock in Rio que eu fiz foi uma maravilha pra mim. Eu pedi para as pessoas sentarem no gramado do Maracanã e me despenquei lá de cima”, contou Serguei ao G1, durante entrevista, em 2015.
Confira a nota na íntegra da Prefeitura de Saquarema:
A Prefeitura de Saquarema, com profundo pesar, lamenta o falecimento do cantor Serguei. Considerado o roqueiro mais antigo do país, Serguei partiu aos 85 anos.
O corpo do cantor será velado neste sábado, no plenário da Câmara Municipal de Saquarema, entre 08 e 11 da manhã, seguindo para o Cemitério de Saquarema.