O Detran-RJ realizou em Rio Bonito, na manhã da última quarta-feira (12), a Operação Detran Seguro, ação de vistoria itinerante promovida pelo Governo do Estado após o fim dos postos de vistoria do órgão, determinado desde o início do governo de Wilson Witzel. Na operação, 36 dos 52 veículos abordados foram multados, a maioria deles por falta de licenciamento ou mau estado de conservação. Deste total, oito veículos foram apreendidos.
A Operação Detran Seguro teve início no dia 8 de abril, com objetivo de averiguar determinados itens nos veículos, como pneus, lataria, vidros, placa de identificação, farol, comandos de seta, aferição de gases poluentes e a documentação do veículo e do condutor. O sistema funciona de forma semelhante à Operação Lei Seca, com objetivo de manter o trânsito no Estado do Rio mais seguros. A vistoria é feita por agentes requalificados, que realizam a verificação dos itens obrigatórios e também oferecem orientação aos motoristas.
De acordo com o Detran, toda a ação é registrada por câmeras que transmitem as imagens simultaneamente para a central de monitoramento localizada na sede do órgão, no Centro do Rio. A medida foi adotada como forma de prevenção, para dar mais garantia aos motoristas sobre a transparência das operações, que contam, também, com equipes da Educação no Trânsito, que participam da ação orientando os motoristas sobre a importância de manter os veículos em bom estado de conservação. A Operação Trânsito Seguro conta também com a tecnologia OCR, através da qual uma câmera identifica, pela placa do veículo, se há alguma pendência com o sistema do Detran.
A blitz
As ações variam em casos de irregularidade nos veículos. Se o problema for pequeno e puder ser resolvido à curto prazo, o veículo será liberado, porém, o certificado de licenciamento será recolhido. O motorista vai receber um recibo confirmando a entrega do certificado e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e receber de volta o CRLV. Porém, caso o veículo não apresente segurança para circular, será apreendido pela operação.
Todas as ações são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do Detran.RJ. A medida é preventiva e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações. As ações são acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que orientam os motoristas sobre a importância de manter o veículo em bom estado.
Além da filmagem online, as ações contam com a tecnologia OCR. Ou seja, antes da blitz há uma câmera que identifica, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran.RJ.
Na blitz, caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema puder ser sanado em prazo determinado, e só será apreendido caso não apresente segurança para circular. No entanto, o certificado de licenciamento anual será recolhido, o proprietário ficará com um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran.RJ com o veículo regularizado e reaver o documento.