A prefeitura de Rio Bonito iniciou a limpeza e urbanização das principais áreas de lazer da cidade. Nessa quarta-feira (19) o trabalho se concentrou no Parque Ecológico Municipal Verde Vale, no Green Valley. Nessa semana está sendo feito o desassoreamento da lagoa, uma das belezas naturais do local, limpeza, poda das árvores e manutenção dos equipamentos, como bancos e mesas de madeira. O trabalho, que está sendo realizado em parceria entre as secretarias de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, contou com o apoio do Brigada de Salvamento Ambiental Florestal.
Além da retirada dos dejetos, a equipe da secretaria de Obras fez o nivelamento das encostas para propiciar o crescimento de vegetação e evitar erosões. “Nesse momento, estamos fazendo uma grande limpeza, principalmente na lagoa que fica aqui no Parque Verde Vale que estava bastante assoreada. Retiramos muita terra e lixo que estavam acumulados. Esse trabalho vai chegar a todos os parques e praças do município para tornar esses locais ainda mais atrativos e agradáveis para os frequentadores”, garante a secretária de Meio Ambiente, Edna Martha.
Parque Ecológico – O Parque Municipal Verde Vale é um dos quatro criados na Serra do Sambê, através de decreto 279/08, construído numa área com mais de 127 mil metros quadrados. O parque foi criado com objetivo de contribuir para a proteção da flora, da fauna e dos demais recursos ambientais da serra, além de áreas para a prática de caminhadas, entre outras modalidades esportivas, de forma a proporcionar aos habitantes lazer e condições para uma boa qualidade de vida.
Para o prefeito José Luiz Mandiocão, o trabalho de desassoreamento é importante, pois tira materiais contaminantes que prejudicam a qualidade da água do fundo da lagoa e evita enchentes pela água ter mais escoamento e fluidez. “Toda água das chuvas que desce da Serra do Sambê converge para as lagoas do parque, e no caminho traz consigo muito lixo e terra. Agora é necessário desassorear o local com uma periodicidade cada vez maior”, afirma o prefeito José Luiz Mandiocão.
Brigada Mirim – A Brigada de Salvamento Ambiental Florestal vem participando ativamente do trabalho de reflorestamento de rios e áreas degradadas no município, além da reurbanização das praças e parques da cidade. Os “Anjos Verdes, como também são conhecidos, atuaram no plantio de mudas nativas em Cachoeiras dos Bagres, cachoeira de Braçanã e no Complexo Agrícola. Em parceria com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, está implantando esse trabalho nas escolas, através de palestras sobre o uso racional da água, preservação de mananciais de rios, combate a incêndios, entre outros. O Objetivo é criar uma Brigada Mirim para ajudar na preservação do Meio Ambiente.