Incomum na região e ameaçado de extinção, lobo-guará morre atropelado em Rio das Ostras

às

Um lobo-guará foi encontrado morto ontem (4) em Rio das Ostras, no km 155 da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto. O animal é uma das espécies brasileiras ameaças de extinção.

O lobo tinha cerca de um metro e meio de comprimento segundo o biólogo Alexandre Bezerra, chefe do Parque Natural Municipal Atalaia de Macaé. De acordo com o especialista, a aparição do animal é rara na localidade. O lobo-guará foi encontrado pela Guarda Municipal, que acionou o Parque, responsável por analisar o bicho e encaminhar amostras para o Laboratório de Zoologia do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem) da UFRJ.

Acidente aconteceu neste domingo, dia 4 (Foto: Alexandre Bezerra/Parque Natural Municipal Atalaia)

Esta foi a primeira vez que um lobo-guará apareceu em Rio das Ostras, mas ainda segundo Alexandre, uma população da espécie tem sido estudada pelo Nupem. “É importante que as pessoas saibam que existem esses animais na nossa região pra que tenham atenção também na estrada porque pode causar graves acidentes”, alertou o especialista.

A rodovia onde o lobo foi atropelado não tem sinalização que indica a presença de animais silvestres na região. Através de nota, a Prefeitura de Rio das Ostras informou que o acidente foi “um caso atípico” e que está providenciando a instalação de sinalização adequada na região onde o lobo-guará foi atropelado, no km 155 próximo à Árie de Itapebussus, e afirmou ainda estar entrando em contato com o Governo do Estado para o estudo de medidas como a construção de travessias para a passagem dos animais.

Lobo-guará está ameaçado de extinção

Lobo-guará é uma espécie de hábito solitário que está ameaçada de extinção — Foto: Tiago Degaspari
Lobo-guará está ameaçado devido a redução de seu habitat natural (Foto: Tiago Degaspari)

Conhecido como o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará, cujo nome científico é Chrysocyon brachyurus, é mais comum em biomas como o Cerrado, no Centro-Oeste brasileiro, e nas pradarias da região central sul-americana. O animal, de hábitos solitários, está ameaçado de extinção devido a redução de seu habitat natural, pela expansão da agropecuária e das cidades.

Os lobos não podem viver em cativeiro, pois necessitam de uma área de 30 a 110km² para sobreviver. Na época de reprodução, eles formam casais e, sem uma área com este tamanho mínimo, impossibilitados de correrem e caçarem, seus músculos podem se atrofiar. Ainda há estudos que indicam que muitos lobos podem morrer de depressão pela impossibilidade de se movimentarem adequadamente.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias