Uma marca indesejável: Araruama foi apontada como a cidade mais violenta do interior do Estado do Rio segundo o Atlas da Violência, em dados divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2017, o município da Região dos lagos teve o maior índice de assassinatos, uma taxa de 59,6 homicídios para cada 100 mil habitantes. No ranking estadual, Araruama ocupa a nona posição, atrás de cidades da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense.
A pesquisa foi realizada com dados de levantamentos, a partir do número de homicídios em proporção à população dos municípios com mais de 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o Ipea, o conceito de mortes violentas agrega intervenções legais, agressões e mortes violentas com causa indeterminada, de acordo com o município de residência das vítimas.
As cidades de Cabo Frio, Macaé e Rio das Ostras também aparecem no ranking, assim como Campos, no Norte Fluminense, e Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana, que possuem os menores índices de violência. O Atlas da Violência ainda reforça que a violência, geralmente associada às disputas entre facções criminosas por territórios, tem se deslocado do Sudeste para o Norte e o Nordeste do país.
Ranking estadual completo:
- Queimados
- Nilópolis
- Itaguaí
- Magé
- Japeri
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Itaboraí
- Araruama
- Angra dos Reis
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Mesquita
- Macaé
- Rio das Ostras
- São Gonçalo
- Cabo Frio
- Maricá
- Campos dos Goytacazes
- Resende
- Rio de Janeiro
- Niterói
- Barra Mansa
- Volta Redonda
- Nova Friburgo
- Teresópolis
- Petrópolis