Estudantes promovem greve em defesa da educação e contra privatização das universidades nesta terça

às

Movimentos e sindicatos de todo o país se mobilizam para aderirem à Greve Geral que acontecerá hoje (13), contra a  processo de privatização das universidades públicas a partir do programa Future-se. O movimento denuncia ainda os cortes nas verbas da educação e a reforma da Previdência, aprovada em segundo turno no Congresso Nacional na última terça-feira (06).

Durante o dia, estão previstas atividades nas ruas e praças da cidades, com aulas públicas e atos de protesto. O encontro de todos os movimentos será às 16h na Candelária, no centro do Rio de Janeiro. No local, haverá um ato público e passeata pelas ruas do centro da cidade.

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), as escolas públicas estaduais de vários municípios, universidades públicas, estaduais e federais, e demais instituições federais de ensino irão aderir à greve geral e participarão dos atos.

O protesto, que é conhecido nas redes sociais como “Tsunami da Educação”, conta com movimentos populares, entidades estudantis e sindicatos, para que os cortes na educação e o novo programa, Future-se, criado pelo ministro da educação Abraham Weintraub, seja barrado.

O ADUFF (Associação dos docentes da UFF), informou em seu site que os professores da UFF vão parar por 24 horas na próxima terça. “Será um dia de lutas e greves em todo o país em defesa da educação, do emprego e das liberdades democráticas, contra a reforma da Previdência e o Future-se”.

No site, o ADUFF  informou também que haverá concentração às 14h nas barcas, na Praça Araribóia, em Niterói, para irem até o centro da cidade.

O programa Future-se – Prevê que as organizações sociais (OSs) poderão interferir na administração das universidades. Em texto publicado pelo MEC, um comitê gestor vai definir o critério para aceitação das certificações, para fins de participação no processo eleitoral dos reitores.

Fonte: O São Gonçalo 

Veja também

O projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos
às
Show faz parte da comemoração dos 452 anos da cidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias