Exposição de carros antigos leva clássicos de quatro rodas à Praça do Ferreira

às

Com o apoio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, o clube “Sobre Rodas” de Maricá e a equipe “Oldaholics” de Niterói realizam no dia 08/09, a partir das 9h, a 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu. O evento, totalmente gratuito, pretende atrair quem gosta de carros, sejam moradores, visitantes ou colecionadores, à Praça do Ferreira, no São Bento da Lagoa, repetindo assim, o sucesso alcançado nas quatro edições que aconteceram em Araçatiba.

Segundo os organizadores, quem for terá a oportunidade de ver veículos clássicos, num passeio pela história do automobilismo. É o caso, por exemplo, de um Chevrolet Malibu, ícone dos anos 70, além dos esportivos Ford Maverick (o modelo GT usa o clássico motor 302 V8 que equipava o Mustang e fez a alegria de muitos entusiastas da velocidade no Brasil) e Dodge Charger, rival também com potente motor V8 e um enorme apetite por gasolina e velocidade.

Integram a lista ainda, claro, o Fusca, a Kombi e a VW Variant, do Ford Landau entre outros exemplares raros e sempre muito conservados. Quem for à exposição também poderá aproveitar o mercado de miniaturas de carros e de venda de peças e acessórios antigos.

“Estamos fazendo o que gostamos, que é expor nossos carros, mas com a intenção de atrair as famílias, não só de Itaipuaçu, onde fundamos nosso clube, mas também das Regiões dos Lagos e Serrana. Mais de 15 clubes já estão confirmados. Com isso, devemos ter entre 150 a 200 modelos diversos de veículos nacionais e importados em exposição”, afirma o presidente do clube Sobre Rodas, Rodrigo Cascaes, ele mesmo dono de uma preciosidade que estará à mostra.

“Vou levar o meu Willys Overland, um carro militar de 1969, bem raro de se ver pelo estado do Rio de Janeiro”, explicou, referindo-se à picape apelidada pelos colecionadores de carros militares de “Cachorro Louco”.

Milhares de jipes Willys foram fabricados durante a II Guerra e muitos vieram para o Brasil. A marca trouxe ainda a Rural e a picape, carros que agradaram o público brasileiro em um momento de expansão de estradas. A marca deixou de existir ao ser comprada pela Ford, que manteve a produção desses modelos no Brasil.

Segundo o coordenador de eventos da Secretaria de Turismo, Elson Ribeiro, a exposição em Itaipuaçu, assim como os demais eventos, acontece para permitir o acesso de todos.

“Nós buscamos fazer sempre edições dos nossos eventos em outros bairros, e não só no Centro, buscando descentralizar as atividades e facilitar a locomoção dos moradores, porque acaba sendo mais difícil para muitas pessoas ter que sair de um bairro para o outro. O evento de outubro já está consolidado no Centro, queremos fazer o mesmo em Itaipuaçu e posteriormente em Ponta Negra, que tem uma orla bem bacana”, adiantou.

“Nossa filosofia tem três pilares, um que o antigomobilismo é para todos, dois sem discriminação e três que os amigos estejam sempre presentes. São várias vertentes, os originais, os customizados e os Air Cooleds (fuscas, kombis e derivados). Todos tem importância para seus donos e tem suas histórias, independente de valor”, completou Fabricio Raposo, que além de sócio-fundador da “Sobre Rodas”, pertence à equipe do Oldaholics.

Para ele, o evento tem um gostinho especial. “Este é o primeiro encontro que conseguimos realizar reunindo os amigos e dando à Itaipuaçu a possibilidade de fazer parte dessa história. Posso garantir que esse vai ser um evento muito interessante para quem gosta de carro antigo”, frisou Raposo.

A exposição é aberta a quem possuir veículo antigo e quiser participar. Para se inscrever, basta levar 3 kg de alimentos não perecíveis. Estes, posteriormente serão doados a duas instituições, ainda não determinadas. Os carros destaque serão premiados e todos os participantes ganharão um brinde.

Veja também

Iniciativa já homenageou 170 mulheres ao longo de uma década
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias