O Instituto Darcy Ribeiro (IDR) participou do XVI Encontro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), e apresentou resultado de pesquisa sobre o impacto da exploração de petróleo no desenvolvimento regional. O evento aconteceu entre os dias 3 (terça-feira) e 6 (sexta-feira) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
Integrante do grupo temático “Trabalho, território e desenvolvimento”, o gerente de projetos do IDR, Diego Maggi, abordou a evolução do mercado de trabalho formal e da remuneração média em quatro municípios: Maricá, Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras.
O estudo revela que Maricá e Rio das Ostras se destacam na geração de empregos, com taxas de crescimento médio de 7,6% e 8,4% respectivamente, entre 2004 e 2017. “Apesar desses dois municípios registrarem alta, Maricá apresenta crescimento mais estável, na contramão da crise no Brasil e no Rio de Janeiro”, ressaltou Maggi.
Em Maricá, todos os setores, exceto o de agropecuária, apresentam crescimento absoluto de vínculos de empregos formais, mas Diego alerta que a economia impulsionada pela renda petrolífera traz caminhos em aberto. “É o momento de investigar mais a fundo e buscar com precisão as demandas de profissões para fomentar o desenvolvimento econômico local”, enfatizou.
Para o presidente do IDR, Alan Novais, é no campo das oportunidades que o instituto vai atuar com o censo econômico. “Entender como funciona a geração de empregos com riqueza de detalhes será o papel principal dessa pesquisa. Vamos analisar diversos aspectos que envolvem a relação de trabalho dentro do território maricaense”.
A ABET promove encontros nacionais a cada dois anos, que reúnem pesquisadores brasileiros e estrangeiros das mais variadas universidades e áreas do saber, como economia, sociologia, psicologia, geografia, educação, direito, história, serviço social, dentre outras. Uma Comissão Científica, composta por especialistas reconhecidos, é responsável por selecionar trabalhos a serem apresentados em Grupos Temáticos e painéis.