Alunos encenam peça em comemoração ao Dia do Surdo

às

O Dia Nacional do Surdo em Rio Bonito foi marcado por uma comemoração no Espaço Cultural Lona na Lua, no Centro, que contou com a participação dos alunos e professores do Espaço Bilíngue Libras/Língua Portuguesa e da Sala de Recursos Multifuncional do Colégio Municipal Maurício Kopke. O evento, que contou com o apoio e parceria do ator e produtor Zeca Novaes, teve apresentação teatral, com a participação do professor  Tarcísio Torres e alunos surdos do município.

“Foi uma manhã que ficará marcada na história dos surdos de Rio Bonito, por começar a contar a história da comunidade surda para os alunos surdos que ainda não conheciam as lutas e conquistas desta comunidade”, afirma a professora Fernanda Crosoé.

Uma das principais conquistas dessa luta que vem sendo travada pela comunidade surda, é comemorada no dia 26 de setembro,  data que marca a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil: o INES, localizado e no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro,  sendo até hoje uma referência para educação de surdos no Brasil.

A Libras é uma língua oficial do Brasil – A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei, possui o mesmo status que o português. É uma língua completa (e não linguagem), com estrutura gramatical própria. Na Libras, por exemplo, não existem tempos verbais ou artigos – a organização das informações é totalmente diferente do português. Não só os sinais são importantes, mas também as expressões faciais e corporais. Dependendo do sinal, ele pode ser igual nas mãos, mas com uma expressão diferente, ele pode mudar todo o sentido de uma frase.

Cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas – De acordo com a WFD (Federação Mundial dos Surdos, na sigla em inglês), 80% dos surdos de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. E no Brasil a situação não é diferente, já que a grande maioria dos surdos não tem uma boa compreensão do português, ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever. Por conta disso isso, eles dependem exclusivamente da língua de sinais para se comunicar e obter informação. A dificuldade de aprendizado da língua portuguesa escrita pode estar ligada a diversos fatores, como a impossibilidade de aprender através da fonética e som, a aquisição de linguagem tardia, ou mesmo, a diferença da estrutura gramatical da Libras e do português.

A língua de sinais não é universal – Como qualquer outra língua, cada local tem seu desenvolvimento próprio. Por exemplo, nos Estados Unidos a língua de sinais utilizada é a American Sign Language (ASL) e em Portugal é Língua Gestual Portuguesa (LGP), ambas são diferentes da Libras. As línguas de sinais têm direito inclusive a regionalismos, assim como temos aipim, macaxeira e mandioca, também há sinais diferentes para a mesma palavra dentro do mesmo país.

Surdo-mudo é um termo incorreto – O termo surdo-mudo é incorreto e nunca deve ser usado. A pessoa ser deficiente auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

Acessibilidade em Libras é obrigatória – Em janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das conquistas importantes é do acesso a informação, agora que os sites precisam estar acessíveis. Além disso, também é exigido que os serviços de empresas ou órgãos públicos ofereçam acessibilidade para as pessoas com deficiência. Fonte: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Veja também

Iniciativa já homenageou 170 mulheres ao longo de uma década
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias