Pouco mais de três mil riobonitenses foram as urnas ontem para escolher os novos conselheiros tutelares do município. Candidato mais votado nas últimas eleições, Renato Melo repetiu a dose e mais uma vez foi o campeão de votos (443) para o conselho. Além dele, apenas Leidiane Fonseca conseguiu se reeleger com 358 votos, segunda candidata mais votada.
O novo Conselho será formado ainda por Elba Mascarenhas, que conquistou 324 votos, Caroline Nóbrega (280 votos), filha do ex-vereador Zé da Padaria, e Angélica Bardasson (270 votos). Os cinco suplentes são Francisco Carlos Viana (262 votos); Sheila Sodré (239 votos); Fabio Fernando Pereira (195 votos); Mario César Castilhos (188 votos) e Alessandro Silva (169 votos).
O processo eleitoral para escolha dos novos Conselheiros Tutelares no município começou às 9h deste domingo (06), com a finalização de votação às 17h. Ao todo, foram disponibilizadas 23 urnas para o pleito, distribuídas em 13 locais de votação nos três distritos. De acordo com a promotora Fernanda Camara Torres Sodré, que coordenou o pleito, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial. Toda a organização do pleito é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a fiscalização do Ministério Público. A posse dos novos conselheiros acontece nas primeiras semanas de janeiro de 2020.