Vereador Jaime Lima é eleito como prefeito interino de Silva Jardim

às

O vereador Jaime Figueredo Lima (PR) foi escolhido como prefeito interino de Silva Jardim (RJ) em eleição interna feita pelos vereadores neste domingo (27). A eleição teve chapa única e foram eleitos Jaime como novo presidente da Câmara (que assume interinamente a Prefeitura até a realização de eleição suplementar) e Marcilene Xavier (PP) como vice-presidente (que vai assumir a Câmara).

A eleição para a nova mesa diretora da Câmara foi determinada porque a prefeita Maria Dalva do Nascimento, a Cilene (SD), foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em setembro e permaneceu no cargo até ter recurso negado na última sexta-feira (25).

O vereador Webster Barcello, o Binho da Agricultura (PTB), assumiu a presidência da Câmara de forma interina e, consequentemente, assumiu a Prefeitura até o resultado da eleição deste domingo, já que o presidente da Câmara e outros dois vereadores também foram cassados no mesmo processo de Cilene.

Na decisão que cassou Cilene, os vereadores Jazimiel Batista, que era Presidente da Câmara, Roni Luiz Pereira e Adão Firmino de Souza também foram afastados dos cargos. De acordo com o TRE, a prefeita foi cassada por compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2016.

Cilene foi eleita vice-prefeita em 2016 e assumiu a Prefeitura após a renúncia de Anderson Alexandre (SD), que encabeçava a chapa nas eleições passadas. De acordo com o TRE, na mesma decisão, a Corte afastou a inelegibilidade de oito anos aplicada a Cilene pelo Juízo da 63ª Zona Eleitoral, por entender que não ficou comprovada a contribuição dela nos ilícitos eleitorais e que a sanção tem “natureza personalíssima”.

A assessoria da prefeita afastada divulgou uma nota sobre o assunto. “A Corte reconhece que a prefeita Cilene não teve envolvimento com as ilegalidades que levaram ao afastamento da chapa, tendo em vista que seus direitos políticos estão preservados, portanto, a prefeita Cilene mantém-se elegível e não recai sobre ela a sanção de multa. Em cumprimento ao que determina a lei, não havendo esgotado todos os recursos, a assessoria da prefeita informa que o ela aguarda o julgamento de uma cautelar”, diz a nota.

Ainda não há data para a eleição suplementar do município.

Fonte: G1

Veja também

Imóveis receberam reforma geral, com mudança de planta, troca de fiação e encanamento, regularização de piso e até troca de janelas, entre outras melhorias
às
Companhia integra pesquisa científica, indústria e produtor rural para criar soluções de alto impacto e consolidar o plástico como aliado estratégico da agropecuária bras
às
Recentemente, Rodrigo Bacellar criou um Pacote de Enfrentamento ao Crime já sancionado pelo Governo do Estado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias