O surfista, bicampeão brasileiro e ex-competidor da elite da Liga Mundial de Surf (World Surf League) Leonardo Neves morreu na tarde de ontem (24) em Saquarema, durante a disputa de uma prova na Praia de Itaúna, principal point de surf da cidade. Segundo informações, o atleta teve um mal súbito na água. Ele tinha 40 anos.
O surfista estava disputando a bateria da semifinal do campeonato Tríplice Coroa, da Associação de Surf de Saquarema, e teria sofrido o mal súbito quando parou sob a prancha para descansar após uma sequência de ondas no mar forte da Praia da Itaúna e acabou se afogando.
Ele chegou a ser socorrido e reanimado na praia, mas morreu a caminho do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá. O corpo do atleta foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo.
Leonardo começou a surfar aos seis anos de idade e foi campeão nacional de surf em 2002 e 2003 e participou do Championship Tour (CT), a elite da WSL, entre os anos de 2007 e 2008. Entre 2011 e 2018, competiu no Qualifying Series (QS), divisão de acesso ao Championship Tour. Lá, seu melhor resultado foi um terceiro lugar no Quiksilver Brazil Open of Surfing de 2011, disputado em outubro no Rio de Janeiro.
R.I.P. Leonardo Neves – 28/out/79+24/nov/19 – triste notícia do falecimento do nosso bicampeão brasileiro neste domingo na Praia de Itaúna, em Saquarema, onde morava!!! pic.twitter.com/WnQjBbILiw
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) November 24, 2019
“É uma perda enorme! O cara era muito especial dentro do esporte, era um ídolo local em Saquarema. Ele treinava atletas de graça, ensinando a surfar, dava toda a atenção. Agora não temos mais ele”, lamentou o coordenador da WSL Márcio Monteiro.