O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (27), que o caso de um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com suspeita de contaminação por coronavírus, não se enquadra na atual definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o NCOV-2019 (o novo coronavírus).
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o paciente, no entanto, continuará sendo acompanhado. “Seguirá, portanto, o fluxo de procedimentos para influenza e, desta forma, estabelecer seu diagnóstico apropriado”, diz a nota.
A Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Niterói, informou que monitorava o homem com a suspeita de contaminação e que, de acordo com os protocolos, todas as medidas necessárias foram tomadas pelo município. “No momento, o paciente está estável”, informa a fundação.
Hospital se manifesta
Em nota, o Hospital Icaraí se pronunciou sobre o caso. “Atendemos na emergência de nossa unidade, na última sexta-feira, 24 de janeiro, um paciente proveniente da China com quadro de tosse e dor de garganta há dois dias. Como o mesmo não apresentou febre em nenhum momento, o caso não foi classificado como suspeito. Porém, devido à história epidemiológica, o hospital, de forma responsável, optou por notificar o caso à Vigilância Sanitária através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS). Estamos mantendo o paciente em isolamento desde seu atendimento naemergência. O paciente encontra-se estável, não necessitando de internação em Terapia Intensiva e, assim que estiver restabelecido, receberá alta hospitalar. O mesmo encontra-se em isolamento dentro do hospital, não ocasionando riscos para nenhum outro paciente internado na instituição”