Cuidados com a rede elétrica em casos de tempestade e alagamento

Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel antes de religar os disjuntores.
às
download
© Polícia Militar de Foz do Iguaçu/Divulgação

A primavera e o verão do Sudeste brasileiro são caracterizados por tempestades que podem ocorrer, principalmente, nos fins de tarde. A população deve ficar atenta aos perigos desses fenômenos meteorológicos, que podem ser acompanhados de raios, rajadas de ventos fortes e inundações. Por isso, a Enel Distribuição Rio reuniu as principais orientações para evitar acidentes elétricos.  

Confira abaixo as dicas para ficar em segurança:  

● Não se aproxime de fios partidos ou árvores caídas sobre vias públicas. Elas podem carregar consigo cabos elétricos energizados escondidos sob as folhas, causando graves acidentes; 

● Além dos cuidados com cabos e árvores, a população também não deve realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências durante as tempestades; 

● Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;  

● Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, não entre em contato com as instalações elétricas. Desligue imediatamente o disjuntor localizado no padrão de entrada para evitar curtos-circuitos;  

● O contato acidental de varas ou outros objetos que conduzam energia com a rede elétrica pode causar graves acidentes; 

● Nunca escale postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes;  

● Não encoste em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente.  

● Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel antes de religar os disjuntores;  

● No caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distante, evitando se aproximar dos cabos. Evite o contato com a água, principalmente, se estiver próxima de algum fio partido ou estrutura elétrica energizada, e acione imediatamente a Enel Distribuição Rio, pelo 0800 28 00 120. 

● Lembre-se: somente profissionais autorizados pela Enel podem fazer intervenções na rede elétrica. 

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias