Rio Bonito lança plataforma digital com atividades pedagógicas

às

Começou a funcionar ontem (1) a plataforma digital “Educa Covid Rio Bonito” com proposta de atividades pedagógicas destinada aos alunos da rede municipal. A nova ferramenta foi criada pela secretaria de Educação após as medidas de restrições que foram tomadas para combater a pandemia do coronavírus, entre elas o fechamento das escolas e a permanência dos alunos e professores em casa. O conteúdo da plataforma digital pode ser acessado no endereço eletrônico https://educacovidrb.com.br ou pelo site da prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br).

A plataforma é fruto do trabalho dos profissionais do departamento de ensino em parceria com os orientadores pedagógicos e professores. Textos, histórias, informativos, ilustrações, além de vídeos educativos estão disponíveis para consulta pelos alunos da creche ao 9º ano. Esse espaço foi criado para pesquisa e troca de informações entre os mais de 8,5 mil alunos da rede municipal.

Quarentena – Ainda não podemos determinar o tempo que os estudantes ficarão fora das escola por causa do coronavírus, mas neste período de quarentena, o apoio dos pais é muito importante para explicar o que está acontecendo e ajudar a criar um momento para os estudos. Flexibilidade, organização e paciência são elementos importantes no planejamento para se estudar em casa, que foram levados em consideração pelos profissionais da educação que estão organizando o conteúdo da plataforma digital.

Todo o conteúdo da plataforma digital está disponível para os alunos da creche ao 9° ano, e estão divididos por arquivos para cada modalidade. Os conteúdos e as atividades foram organizados com o intuito de fortalecer os vínculos familiares. Têm brincadeiras, jogos, propostas para várias disciplinas, além de textos e ilustrações que trazem informações sobre o novo coronavírus e as formas de evitar a doença. Tudo de forma pedagógica.

“Organizar a vida estudantil dos filhos em casa é um dos desafios que os pais estão enfrentando durante o período de quarentena. Montar um plano de estudos, com horários definidos, é o mais indicado nesse momento. Nós montamos essa plataforma digital para manter o aluno ativo durante essa crise. Mas as atividades pedagógicas só trarão resultados positivos se estiverem em sintonia com as rotinas da casa”, afirma a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes.

Materiais para todos – Para os estudantes que têm dificuldade ou não têm acesso à internet, a secretaria de Educação está organizando, de forma segura, um meio para que os materiais e propostas sejam disponibilizados a todos. Como é uma ferramenta nova, podem surgir dúvidas em relação ao funcionamento. Durante esse processo de implantação, as propostas serão avaliadas e aprimoradas.

“Mesmo com as aulas paralisadas, muitos professores mantiveram o vínculo com seus alunos, através de vídeo aulas e grupos de WhatsApp nas redes  sociais. É disso que precisamos: comprometimento, amor e união nesse momento”, garante a secretária.

Veja também

As oportunidades foram dobradas, saindo de 2 mil para 4 mil convocados
às
Ele estaria internado, com quadro estável, em um hospital em Araruama
às
Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias