Os moradores de Rio Bonito precisarão usar máscara para sair de casa a partir de amanhã (28). A Prefeitura publicou decreto no último sábado, que torna obrigatório o uso de máscara nas ruas e estabelecimentos do município. De acordo com o governo municipal, a medida segue a orientação recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, como estratégia para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus e diminuir o contágio em massa da COVID-19.
O decreto também autorizou a reabertura do comércio da cidade com algumas restrições. As lojas autorizadas a funcionarem são mercados, supermercados, padarias, açougues, confeitaria, hortifruti, peixaria, farmácia, drogaria, posto de combustível, oficina mecânica, borracheiro, auto-peças, óticas, cartório, feiras, bar e lanchonetes, restaurantes. Todos deverão obedecer o controle de distância de dois metros entre os frequentadores e é obrigatório o uso de máscara. Bares, lanchonetes e restaurantes ficam proibidos de venderem bebidas alcoólicas.
Estabelecimentos como salão de beleza, barbearia, serviços estéticos e similares, clinicas de odontologia, fisioterapia e oftalmologia, poderão atender com hora marcada e somente um cliente por vez. Os demais locais que não tem autorização para funcionamento só poderão atender para recebimento de clientes que tiverem contas a pagar.
Todos os estabelecimentos devem manter a higiene do local além de dispor de álcool em gel 70% para os clientes.