Presos do Rio de Janeiro passaram por consultas com médicos realizadas on-line graças a uma parceria entre a Superintendência de Gestão em Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap) e o projeto Amor que Cura.
Uma equipe da secretaria selecionou previamente os internos do Instituto Penal Cândido Mendes que precisavam de atendimento e realizou o agendamento on-line da consulta. Os médicos que os atenderam são voluntários. Os receituários e medicações prescritas ficaram disponíveis na sede do projeto, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e posteriormente serão entregues aos presos.
Diante da pandemia da Covid-19, o projeto é uma forma de aumentar a cobertura dos atendimentos, que antes eram realizados em mutirões de saúde presenciais nas unidades prisionais. A iniciativa ainda está na fase piloto.
Os profissionais da saúde da Seap estão atuam com uma equipe itinerante, onde realizam visitas aos presídios, de acordo com as notificações de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.