Atraso no salário dos Agentes Comunitários da Saúde expõe queda de braço entre Executivo e Legislativo

às

O atraso no pagamento dos agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde virou pano de fundo para um novo round da briga entre Prefeitura de Rio Bonito e Câmara de Vereadores. Enquanto o prefeito José Luiz Mandiocão culpa o Legislativo pelo atraso, o presidente da Casa, Humberto Belgues, acusa o chefe do Executivo de tentar manipular a categoria ao jogar a responsabilidade para a Câmara.

Em comunicado divulgado no último sábado, a Prefeitura garantiu que a verba já está disponível para o pagamento, aguardando apenas a autorização do Poder Legislativo. “Os agentes comunitários ficam sem pagamento em plena pandemia, pois a Câmara Municipal de Rio Bonito não votou a mensagem 41/2020, recebida pelo Legislativo em 26/06/2020, que autoriza o crédito adicional suplementar para a execução de despesas com a folha de pagamento dos respectivos servidores. O recurso financeiro encontra-se no banco dependendo exclusivamente da autorização do Poder Legislativo para efetuar o pagamento destinado aos servidores”, diz.

Por outro lado, o presidente da Câmara, Humberto Belgues, afirma que o pagamento dos servidores não depende do aval do Legislativo. “O prefeito pode suplementar a qualquer momento através de decreto, como ele já fez outras vezes, e efetuar o pagamento. Isso que ele está fazendo é covardia com os agentes. Está tentando manipular a categoria jogando a culpa na Câmara”, disparou Humberto em uma live.

Em carta aberta, os agentes comunitários lamentaram a briga entre os poderes. “Ao final do primeiro mês trabalhado, não recebemos nossa remuneração. E teve início o cabo de guerra entre o Executivo e o Legislativo. A busca por um culpado e tentativa de justificar o injustificável nos deixava no meio de uma briga que não é nossa. Hoje estamos sem salário, sem insalubridade, sem os EPIs necessários e sem teste”, diz o comunicado.

Veja também

O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias