Nova praça agroecológica de Maricá será indicada a prêmio da ONU

às

Na noite desta sexta (14) foi inaugurada a nova Praça Emilton Santos, em Araçatiba, e ela já nasceu com vocação internacional; durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Marcelo Queiroz, anunciou que deve indicar a iniciativa para que receba um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

“Uma praça como essa é um diferencial não só para Maricá, mas também para todo o estado do Rio de Janeiro. Ela unifica dois conceitos básicos da agricultura: a educação agrícola e sanitária das crianças, e a integração da área urbana com a área rural. O Estado tem a opção de integrar alguns programas para concorrerem ao prêmio de melhor programa de agricultura do mundo pela FAO, e vocês podem ter certeza que a minha assinatura vai ser dada e esse já é o nosso projeto”, anunciou Marcelo.

O anúncio surpreendeu o prefeito Fabiano Horta, que é um dos idealizadores do projeto e chegou a desenhar os seus primeiros esboços. “É para nós um desafio e a vida é feita dessas surpresas. A gente fica feliz e satisfeito porque o objetivo é inspirar. Esse reconhecimento é muito gratificante para nós, mas o objetivo principal é inspirar a relação que as pessoas têm com a terra e com os tempos das coisas que demoram. A ideia é ressignificar essa relação e as pessoas precisam dispor disso nos espaços públicos”, disse. Outros espaços como esse devem ser instalados em outros pontos da cidade.

A Praça Emilton Santos tem 36 canteiros (sendo um voltado para portadores de deficiência), onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas. Os canteiros possuem, ainda, um sistema de irrigação. Ao todo, a praça possui cerca de 2 mil metros quadrados. Agrônomos e técnicos agrícolas darão expediente no local a fim de fornecer instruções a quem visitar e quiser levar mudas para casa.

Veja também

Show faz parte da comemoração dos 452 anos da cidade
às
Ele era lotado na 3ª Cia da Polícia Militar de Tanguá, onde estava de plantão, e voltava para casa, no Parque Andreia, em Rio Bonito.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias