Rio de Janeiro: Prefeitura muda método de divulgação de contagem de óbitos por covid-19

às

Passaram a ser divulgados tanto a data da morte quanto o dia de seu registro. Com isso, os dados mais recentes ficaram em um patamar mais baixo. Portanto, a Prefeitura do Rio mudou a forma de divulgação da contagem de óbitos por covid-19 na cidade.

“Defendemos que a melhor forma de registro é pela data em que o óbito ocorreu. Porque se houver alguma morte nos meses de outubro e novembro, que ainda esteja sendo investigada e só depois entrar no sistema, vai ser contabilizada no mês em que ocorreu, não na data em que foi registrada”, justificou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

O painel interativo sobre o covid-19 foi reformulado e passou a publicar, no último dia 5, as mortes pelo dia em que as mortes ocorreram, em vez de mostrar os números pela data de registro.

As mortes não deixaram de ser contabilizadas nos gráficos da prefeitura, mas foram redistribuídas para datas anteriores, para o dia em que as mortes ocorreram de, e não quando foram registradas, o que muitas vezes acontece com atraso.

Todas as informações do painel anterior estão disponíveis no novo painel, o único gráfico que mostrava o número de óbitos pela data de registro que não constava nos últimos dois dias, foi recolocado após a solicitação da imprensa.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que fez uma reformulação no Painel Covid-19 para aumentar a variedade de dados relevantes para o acompanhamento da pandemia pela população. Foram acrescidas abas sobre taxa de ocupação de leitos, mapa de risco e vacinação. No primeiro momento da migração dos dados para o novo painel, foram priorizadas as informações de maior significância epidemiológica, como o momento em que o paciente desenvolveu a doença, já que o óbito às vezes ocorre várias semanas depois do contágio.

Fonte: odia.ig.com.br

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias