Candidatos a presidente da 35ª Subseção da OAB (Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim) expõem suas propostas

às

Com a aproximação da eleição para escolher a nova diretoria que comandará a 35ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim – pelos próximos três anos, que acontecerá no dia 16 de novembro, a FOLHA convidou os candidatos para uma entrevista na tentativa de que os advogados pudessem conhecer as propostas e fundamentar melhor seu voto. Por esse motivo, nas duas últimas semanas, a Live da Folha foi com os candidatos a presidente e vice da Chapa 1 – ‘OAB Forte e Unida’, Karen Figueiredo e Rafael Fróes; e Chapa 2 – ‘Pela Ordem’, Glauber Guadelupe e Luiz Felipe Boareto.

Esse é apenas um resumo das lives. As duas entrevistas estão disponíveis no Facebook, Instagram e no YouTube do Jornal Folha da Terra

Chapa 1

A chapa 1, que leva o nome de “OAB Forte e Unida”, é formada pela atual presidente da 35ª subseção, Karen Figueiredo, como candidata a presidente, e Rafael Fróes, candidato a vice-presidência. Segundo a candidata a reeleição, o período de pandemia atrapalhou a execução de diversas ações que estavam em andamento e também outras que seriam iniciadas pela sua gestão, como a proposta de disponibilizar uma van para que os advogados dos três municípios que competem a 35ª subseção, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, possam se deslocar para os fóruns. E de acordo com ela, esse é um dos projetos que será colocado em prática, se sua chapa ganhar o pleito.

A dupla de advogados ainda listou algumas outras propostas que estão em seu plano de ação para o próximo triênio, como a capacitação profissional, oferecendo cursos e palestras; trazer a Justiça Itinerante Trabalhista para Rio Bonito novamente; dar assessoria e assistência informativa para que os advogados trabalhem com as mídias digitais; suporte e auxílio para os jovens advogados; lançar o projeto ‘prerrogativa digital’ através de um link nas redes sociais para que o advogado envie sua reclamação de forma online; e ainda criar em Silva Jardim um escritório compartilhado digital, como o que já existe em Rio Bonito.

Karen e Rafael ainda falaram sobre uma grande demanda, a falta de um juiz titular para a 1ª Vara do Fórum de Rio Bonito. Segundo eles, a proposta seria desvincular o juizado da 1ª Vara, para que assim, o volume de processos seja menor e juízes tenham o interesse de assumir a vaga.

Para Karen, “a perspectiva para o próximo triênio é trabalhar mais pela advocacia. É colocar em prática o que não conseguimos colocar (por causa da pandemia também). Nossas propostas são atuais. Nosso desejo é ter a advocacia cada vez mais forte e unida porque acho que só seremos fortes, se formos unidos, divisão não dá certo, a ideia é união”, enfatizou.

Alinhado com o mundo digital, Rafael Fróes disse que a intenção é “compatibilizar o que tem de legal na questão virtual, com o que tem de muito legal nas questões presenciais, que a gente está com saudade. Então o desafio da advocacia é esse, unidos, fortes, e buscando melhoria da advocacia que vai repercutir diretamente na população, na sociedade. Compatibilizar o que tem de bom na área tecnológica, com o que não se pode perder nunca, que é a essência humanística do presencial”, finalizou o advogado.

Chapa 2

Representando a chapa 2, “Pela Ordem”, o candidato a presidente Glauber Guadelupe e o vice, Luiz Felipe Boareto disseram que defendem a alternância de poder e que a 35ª subseção precisa ter mais “representatividade” na municipalidade.

“Nós entendemos que a OAB como instituição, tem que ter uma interferência maior, principalmente na municipalidade. (…) A gente quer dar a nossa contribuição porque a gente acha que a gente tem que trazer novas ideias”, disse Glauber.

Durante a entrevista, os candidatos falaram sobre diversas propostas que pretendem realizar à frente da subseção, se forem eleitos. Uma delas é o ‘happy hour jurídico’, que seria um encontro de novos e antigos advogados, para troca de experiências, boas e ruins, com o objetivo de crescimento profissional.

Outras propostas são; uma parceria com táxis e carros de aplicativo, para facilitar o transporte dos advogados até o Fórum dos municípios; conseguir o retorno da Justiça do Trabalho para Rio Bonito; instalação do Fórum de Tanguá, realizar a Semana Jurídica, com palestras e eventos que contribuam para o crescimento da profissão; formar um grupo para acompanhamento da utilização da verba proveniente do leilão da Cedae, que Rio Bonito e Tanguá receberam; e ainda a volta do projeto ‘OAB Vai a Escola’, em que advogados visitam escolas e ministram palestram sobre noções básicas de cidadania e Direitos Fundamentais, por exemplo, para os estudantes.

No entendimento de Boareto, o fortalecimento da instituição, é uma das questões mais importantes. “A intenção nossa como instituição OAB, é ter uma OAB mais forte, só que pra OAB ficar mais forte, eu dependo de que o advogado inscrito nela também se torne mais forte. Isso é uma coisa muito importante. Nós não temos que dar cesta básica para o advogado, nós temos que fazer com que o advogado ganhe dinheiro, que ele tenha trabalho”.

Defendendo a representatividade da OAB, Glauber prometeu ação, se eleito for. “A gente pretende efetivamente representá-la em todos os sentidos, não só no sentido jurídico, mas também no sentido social e econômico, perante os três poderes. Não só com ações judiciais, mas com efetivas diligencias ao Executivo e Legislativo. E para o advogado colega, eu peço que ouça nossos projetos. Não decida seu voto antes de nos ouvir. Nos dê essa oportunidade de fazer um trabalho real para o advogado”, disse.

 

Lívia Louzada

 

Veja também

O evento reuniu representantes dos 27 estados do país, com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo"
às
Uma das ações contou com o apoio de agentes da Delegacia de Bangu, no Rio de Janeiro
às
De acordo com os policiais, os suspeitos foram encontrados colocando cerca de oito cães na viatura oficial do órgão
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias