Completando o ano com mais de 600 cestas básicas distribuídas a famílias carentes de Rio Bonito, o projeto social Centro de Treinamento Árvore da Vida (CTAV) realizou o ‘Natal CTAV’ na sede da instituição, no bairro Bela Vista, em Rio Bonito, neste domingo (12).
Mais de 200 crianças dos bairros BNH, Boqueirão, Serra do Sambê, Mangueira e Parque Andréia se divertiram durante toda manhã no futebol de sabão, com a guerra de cotonete, tiveram uma oficina de capoeira, participaram da cerimônia de troca de faixa do jiu-jítsu, receberam lanche e ainda ouviram as músicas do grupo Movimento GPS.
Nos 12 anos que o projeto existe, oferecendo aula de jiu-jítsu, kickboxing, capoeira, e muay thai, esse é o oitavo ano que acontece o Natal CTAV. O coordenador e fundador do Centro, Tiago Bitesnik explica que por conta do crescimento da instituição, que hoje possui 500 alunos espalhados em diversos bairros, a festividade de Natal acontecerá em mais dois locais, em Mineiros e em Nova Cidade.
Para Tiago, “o maior objetivo do Natal do CTAV é mostrar o nascimento de Jesus, é mostrar esse amor e levar esse sentimento para a garotada. Na verdade, eu sou coparticipante de milagres, vejo vidas sendo transformadas e quanto mais isso acontece, mais me impulsiona a seguir em frente”.
Bons exemplos
Mãe de duas alunas do CTAV, a moradora do bairro da Mangueira, Alexandra Franco, conta que as filhas, de 12 e 4 anos gostam muitos das aulas e percebe a diferença de comportamento de ambas, não só em casa, mas na escola também.
“Esse projeto é excelente, ajuda muito no desenvolvimento das crianças, faz muito bem pra elas. Depois que começou (a fazer aulas), a mais velha está mais obediente, a pequena está se desenvolvendo bem. A disciplina no esporte faz diferença pra elas, e também ocupa o tempo, não fica inventando moda e fazendo coisa que não deve. Elas têm um respeito muito grande pelo mestre, aí quando tem alguma coisa errada com elas, eu vou até o mestre, e ele dá conselhos, chama atenção delas e me ajuda”, explicou Alexandra.
A filha mais velha da Alexandra, Nathany, conta que há seis meses é aluna do CTAV e que começou por incentivo da mãe. Antes de entrar eu achava que não ia aprender, que não gostava (dos esportes que pratica), mas agora, eu estou gostando. Minha mãe me incentivou a fazer”, contou.
Quem também gosta muito das aulas do projeto é a estudante Maira Mansur. Aluna do CTAV há cerca de três anos, ela conta que acompanha o trabalho social do fundador do Centro de Treinamento. “Acompanho sempre os projetos do Tiago e vejo o quão bom ele é pra todo mundo, ele sempre vai atrás ele sempre tenta ajudar, não importa quem seja. E as aulas pra mim são como uma libertação, boto tudo que eu tenho em manopla (acessório usado em lutas marciais) e em treinos”, disse Maira.
Homenagem
No último dia 2, parte da equipe do CTAV recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Rio Bonito pelo bom desempenho em competições e pelo trabalho realizado na cidade. Receberam a homenagem, Tiago Bitesnik, os atletas Renato Aldo e Bernardo Santos, o professor de jiu-jítsu Albino Reis Júnior, e o coordenador do Centro, Paulo Guimarães. A indicação foi do vereador Alex da Guarda.
Lívia Louzada