Conselho Estadual de Trânsito realiza fórum de capacitação para Guarda Civil Municipal de Rio Bonito

às

No último dia 22, mais de 30 guardas civis municipais de Rio Bonito participaram do Fórum ‘Cetran em Trânsito’, um projeto do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), em parceria com as prefeituras em que o evento é promovido. Em Rio Bonito, a iniciativa aconteceu através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo o secretário da pasta, Rogério Góes, o objetivo da participação dos guardas é ter “agentes treinados e bem informados para diminuir a possibilidade de erros, além de dar mais lisura nas atividades de fiscalização do trânsito da cidade, e quem ganha com isso é o cidadão de Rio Bonito”.

Os guardas assistiram a três palestras; ‘Processo Administrativo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)’, ministrada pelo conselheiro do Cetran, Rogério Tofano; ‘Lavratura de auto de infração e processo Administrativo’, ministrada pelo presidente do Cetran, Biracy Sá Valdez; e ‘Postura e comportamento do Agente de Trânsito’, aplicada pelo também conselheiro Delfim Neto.

Benefícios

Para o vice-prefeito, Meco Contador, oportunidades como essa, de qualificar ainda mais os agentes, são um benefício para a sociedade riobonitense. “É isso que queremos, treinar e aperfeiçoar cada vez mais o guarda para que eles possam aplicar as leis de trânsito e de segurança com mais tranquilidade e retidão”.

O mesmo pensamento também tem o prefeito Leandro Peixe. Ele revelou ainda em entrevista à reportagem da Folha, que estrutura um projeto para a área de segurança do município.

“Nossa preocupação é estruturar nossa Guarda Municipal, nosso DEGETRAN (Departamento Geral de Trânsito). Essa semana estive em Brasília. Estamos trazendo muitas notícias boas para o equipamento da nossa Guarda e acreditamos que o nosso projeto do Complexo de Segurança, que vai unificar as forças de segurança pública que nós temos, a (Polícia) Civil, a PM, PRF, DEGETRAN, e Guarda Municipal no espaço do antigo DNER, no Centro, vai ser muito bom para que a gente dê à população uma abordagem inteligente”, disse o prefeito.

O presidente do Cetran, Biracy Sá Valdez, um dos palestrantes do dia, explicou à reportagem da Folha, um pouco de como funciona o trabalho do Conselho. “Uma das atividades (do Cetran), é a gente ir diretamente no município, conhecer a realidade daquela cidade, e trazer uma novidade em relação a todas as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para que os agentes de trânsito fiquem atualizados e possam exercer a função com mais autonomia e segurança, de modo a organizar e ordenar o trânsito na sua totalidade”, disse Valdez.

 

Lívia Louzada

Foto em Destaque: Nilton Carlos

Veja também

A expectativa é que o acordo entre em vigor hoje quarta-feira (27) e que ele dure dois meses.
às
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias