Rio Bonito inicia Programa “Produtor Sustentável” em parceria com a UFRJ e Conleste

às

As equipes técnicas da UFRJ e do Conleste começaram as primeiras visitas às propriedades rurais de Rio Bonito que foram cadastradas no Programa “Produtor Sustentável”, realizado pelas secretarias de Agricultura de Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rede de Inteligência Verde. Ao todo, são 50 propriedades cadastradas no programa que tem como objetivo a inclusão tecnológica e digital do produtor rural, com a oferta de serviços gratuitos para uma agricultura de precisão voltada para a agricultura familiar.

O programa Produtor Sustentável também oferece os serviços gratuitos de  Registro e Mapeamento, Rastreabilidade, Monitoramento e Construção de Banco de Dados, Avaliação e Implantação de Práticas Sustentáveis, Compliance Agroambiental e Qualificação para o mercado de Carbono. Neste primeiro momento foram visitados o Sítio Baobá, o Sítio Malli (apiário do Mauro), o Sítio Quintal das Estrelas e o Sítio Azul.

“Este programa não é um pacote fechado, mas sim uma composição de várias ideias e realidades de cada produtor. Nesse primeiro momento, estamos aqui para nos conhecer, ouvir as dificuldades e demandas e, a partir daí, ver o que podemos colaborar para desenvolver a propriedade e agregar valor aos produtos que são produzidos”, explica a pesquisadora da UFRJ, Mônica Viana.

Foram feitas visitas a agricultores com produtos qualificados, uma característica da agricultura Fluminense, que o projeto destinará geotecnologia e práticas sustentáveis para potencializar a produção.

“Entrevistamos quatro agricultores com culturas diversificadas, que receberão análise de solo, georreferenciamento da propriedade e instruções para a plataforma de rastreio da produção disponibilizada pelo projeto e, desta forma, alavancar ainda mais a produção desta propriedade”, garante o Diretor de Projetos do Conleste, Carlos Cavalcanti.

Segundo o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, essa é uma tendência mundial para a Agricultura e uma realidade em alguns lugares.

“Queremos trazer esse conceito para nossa agricultura familiar de Rio Bonito e região, oferecendo todo suporte técnico e operacional para que o produtor tenha essa oportunidade de inserção neste mercado”, afirma a o secretário.

A próxima visita técnica acontece no  dia 29 de março, e será feito o georreferenciamento da propriedade, registro e mapeamento de fertilidade do solo, com a utilização de drone.

Veja também

A escola vai apresentar o enredo o enredo “Berenguendéns e Balanagandãns”, em fevereiro do próximo ano
às
No último jogo, o time ganhou por 8x0, contra o Vitória, que ficou marcado como o maior resultado da história do Brasileirão
às
Os médicos do programa trabalharão na cidade por quatro anos.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias