A premiação do Oscar aconteceu na noite do último domingo (27). Diversos foram os filmes vencedores, desde animações, até filmes de drama e ficção científica. No entanto, quem causou polêmica na internet foi o ator Will Smith. Ele estava concorrendo na categoria de melhor ator pelo filme ‘King Richard: Criando Campeãs’, onde ele interpreta Richard Williams, pai de Venus e Serena Williams. Essa foi a primeira estatueta de ouro do ator. Mas a noite foi marcada pelo tapa que ele deu no rosto de Chris Rock logo depois do comediante fazer uma piada com uma doença que a esposa de Will, Jada Pinkett-Smith, está passando.
Rock estava no palco quando ele afirmou: “Jada, eu te amo, mal posso esperar para vê-la em G.I. Jane 2”. Ele quis dizer que a mulher de Will, por estar careca, se parecia com a personagem G.I Jane, uma soldada americana. A personagem foi interpretada por Demi Moore no filme ‘Até o Limite da Honra’, de 1997. Jada já afirmou anteriormente que está passando por um momento difícil e que teve que raspar a cabeça por causa de uma doença denominada alopecia, na qual ocorre perda de cabelo em partes do corpo, incluindo na cabeça.
Logo depois da fala de Rock, a câmera mostrou Jade e Will e o ator chegou a rir, mas Jada não se mostrou confortável. Will Smith, em seguida, levantou de seu assento e foi até o palco, dando um tapa no rosto de Rock. Ao voltar para plateia, o ator afirmou: “Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca”. Chris não esboçou nenhum tipo de reação e brincou, ao final, que essa seria uma das maiores noites na história da televisão.
Logo depois, em seu discurso ao ganhar o Oscar, Will explicou o que teria levado à sua reação. “Richard Williams era defensor da sua família. Neste momento da minha vida, eu sou tomado pelo que Deus me pede para ser e fazer deste mundo. Ao fazer esse filme, eu pude proteger uma das pessoas mais fortes e delicadas que já pude conhecer. Eu pude proteger as duas atrizes que fizeram os papéis de Venus e Serena Williams. Na minha vida, neste momento, estão pedindo para que eu ame e proteja as pessoas. Para ser um rio para o meu povo, para as minhas pessoas”, afirmou ele.
Logo depois, ele contou que conversou com o ator Denzel Washington no intervalo e pediu desculpa a todos. “Eu sei que para fazer o que nós fazemos você tem que aceitar abusos, pessoas que desrespeitam você, sorrir e fazer de conta que está tudo bem. Denzel [Washington] falou há alguns minutos ‘Esse é o seu maior momento, é aí que o diabo vai te pegar’. Eu quero ser ser o compartimento do amor, agradecer a Venus, Serena e à família Williams por confiar sua história a mim. Quero ser embaixador desse tipo de amor, de cuidado. Quero pedir desculpas aos membros da Academia, aos outros indicados. Este é um momento lindo. Não estou chorando por ganhar um prêmio, é sobre levar a luz a todas as pessoas. A arte imita a vida, eu pareço um pai maluco como realmente falaram, mas amor faz com que você faça coisas doidas. Agradeço em nome de Richard e de toda a família Williams. Espero que a Academia me chame para uma próxima festa”, disse.
Will é casado com Jada desde 1997. Juntos, os dois são pais de Jaden e Willow Smith. Antes de Jada, Will foi casado com Sheree Zampino e teve Trey Smith.
Na internet, muita gente se mostrou apoiando a atitude de Smith. “Na noite em que o mundo assistiu a uma cena real de defesa da dignidade de uma mulher negra protagonizada por um homem negro, esse mesmo homem ainda ganhou o Oscar de melhor ator por uma atuação impecável sobre uma figura paterna negra! Foi o que vi, Will Smith! Parabéns!”, escreveu uma internauta. Já outros, foram contra a atitude do ator. “É por isso que eu rechaço essa pessoal famosinho… maioria parece q tem mania de grandeza, gente q acha q pode dar tapa na cara dos outros qnd não gosta da piada. Por mim, Will smith saia algemado do Oscar (sic)”, disse outra pessoa na internet.
Crédito: osaogoncalo