A Prefeitura do Rio publicou nesta terça-feira (26) um decreto suspendendo a exigência do passaporte da vacina em toda a capital. O documento era exigido desde o dia 14 de setembro de 2021 em lugares de uso coletivo, como academias de ginástica, cinemas, teatros, estádios e outros.
Em reunião na segunda-feira (25), o Comitê Científico do município recomendou à Secretaria Municipal de Saúde a suspensão da exigência, como adiantou o jornalista Edimilson Ávila. Numa rede social, o prefeito Eduardo Paes (PSD) já havia dito que iria referendar a recomendação do comitê.
Segundo a prefeitura, a decisão do grupo de especialistas foi baseada no atual panorama epidemiológico na cidade, que se mantém favorável e estável, e alertou que pode ser alterada.
“Será suspenso o passaporte da vacina por recomendação do Comitê Científico!”, tuitou o prefeito.
Quarta dose da Covid
O município informou que as vacinas de quarta dose serão Jansen e AstraZeneca.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa dose da vacina contra a Covid será para pessoas partir dos 70 anos, e deve ser aplicada a partir da próxima quarta-feira (27).
Na semana seguinte, a partir do dia 4 de maio, os pacientes serão idosos acima de 65 anos. Depois, a partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos.
A vacinação vai até o dia 21 de maio.