Ontem, dia 25, o domingo foi de reflorestamento. Em parceria com o projeto Caminhadas Urbanas e o grupo de corredores de Rio Bonito, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu a caminhada ecológica Eco Treinão. Cerca de 30 pessoas plantaram diversas mudas de árvores nativas da mata atlântica na área que futuramente deve abrigar o parque ecológico municipal, área onde antes funcionava a Pestalozzi, na Praça Cruzeiro.
A iniciativa foi a culminância de três ações que aconteceram em comemoração ao Dia da Árvore, dia 21 de setembro. No próprio dia 21, pacientes da residência terapêutica da cidade plantaram as mudas no local, e no dia seguinte foi a vez dos alunos de algumas escolas da rede municipal fazerem sua parte. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Murilo Balbino, ao todo, 400 mudas foram plantadas.
Ingá, ipê, pau-brasil, camará, aroeira, paineira, quaresmeira, saboeiro, jacarandá, grumixama, pau-ferro, jenipapo, jatobá, boleira e embaúba foram apenas algumas mudas que a área de 500 mil m² recebeu. O secretário Balbino explicou que o local tem cinco nascentes e que o reflorestamento está sendo feito, à princípio, em volta desses mananciais.
“O trabalho de reflorestamento agora será constante. O trabalho vai permanecer para que a gente tenha a área reflorestada. A prioridade são as nascentes e depois a continuidades da recomposição florestal. Vamos plantar água. Estamos reflorestando as nascentes para aumenta a vasão de água”.
O secretário disse ainda que a área que deve abrigar o futuro parque, que está cedida pela União ao município, será um local de lazer, prática de esportes e ainda deve dar conforto térmico aos moradores da região.
“Esse reflorestamento vai dar um conforto térmico para a região ao redor, vai trazer mais contato com a natureza, além de oferecer um novo local para práticas de lazer e esporte”, disse Murilo Balbino.
Lívia Louzada
Foto: Prefeitura de Rio Bonito