O grupo de três idosos que foi flagrado por câmeras de segurança furtando uma farmácia no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada de segunda-feira (9) causou um prejuízo de R$ 70 mil, segundo o gerente do estabelecimento.
“Limparam todas as prateleiras. Só deixaram os genéricos e similares. Os medicamentos de referência todos foram levados”, disse Walace da Conceição.
O gerente contou também que o trio arrombou os cadeados e colocou os remédios em um veículo, estacionado na porta da farmácia, na Rua Barão do Bom Retiro. Ele contou que eles estiveram na farmácia um dia antes do furto, para fazer um mapeamento do local.
Medicamentos para artrose, colesterol, pressão e anticoagulantes foram os alvos da quadrilha.
Quarto integrante
A polícia busca identificar os integrantes do grupo e se mais pessoas participaram do crime. Um quarto homem, que não seria idoso, faria parte da quadrilha, de acordo com os agentes. Eles também investigam se eles participaram do furto a uma outra farmácia, em 2021, em Bonsucesso, também na Zona Norte do Rio. De acordo com os policiais, eles cometem crimes em farmácias da região.
O local teve danos e os investigadores analisam se a quadrilha possui um modus operandi.
O gerente da farmácia no Engenho Novo, roubada na segunda, disse ainda que os idosos “não levaram outra coisa a não ser medicamentos” e “maquiaram” na hora de fugir.
“Quando saíram, deram a falsa impressão de que a porta estava trancada. Mas, quando eu fui abrir, eu vi os cadeados estourados e essa surpresa”, afirmou.
O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
Moradores surpresos
Moradores do Engenho Novo consideraram a ação como um crime atípico.
“Fiquei meio pasma, porque achei que eram jovens rapazes. Mas idosos? E eles foram muito ágeis, e levaram só mesmo, sabiam o que vieram buscar. Sabiam o que precisavam”, afirmou Rosilene da Conceição, vizinha do local.
Outro morador também ficou impressionado pelo fato de que os criminosos só levaram os medicamentos considerados “de marca”.
“Eu nunca vi ninguém de idade envolvido em roubo. Só medicamento de nome mesmo e legítimo. saíram de boa, eu sei que fizeram um assalto aí e deram um prejuízo”, afirmou o aposentado Paulo Freire.
Mais uma moradora destaca que a conduta é contrária as regras da sociedade.
“Eu acho incorreto. Qualquer idade que seja, jamais roubar, é incorreto com certeza”, ressaltou a manicure Neusa Bahia.
Polícias Civil e Militar
A Polícia Civil afirma que já sabe que havia uma quarta pessoa do lado de fora da farmácia e que ele não seria um idoso. Também informou que está fazendo diligências para identificar os envolvidos.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, de acordo com o comando do 6º BPM (Tijuca), não houve acionamento para a ocorrência relatada. Porém, assim que a unidade tomou conhecimento do fato, o policiamento foi reforçado na região da Barão do Bom Retiro. “Ademais, o comando da unidade já iniciou o contato com a delegacia da área para localizar e prender os autores da ação criminosa”, acrescentou a corporação.
De acordo com o comando do batalhão, cerca de 30% das prisões realizadas pela unidade no mês de dezembro foram de criminosos que praticam furtos em residências e estabelecimentos comerciais. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública, o número de roubos a estabelecimentos comerciais apresentou uma queda de 39%, quando comparado o mês de dezembro de 2022 com o mesmo período do ano de 2021.
Crédito: g1.globo.com